[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenadoria Especial da Defesa Civil (Codec) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, uma campanha educativa no município de Nossa Senhora do Socorro com o objetivo de orientar e prevenir a população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social sobre os perigos da chuva.

Com o apoio da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Defesa Civil da região (Comdec), através do major Rollemberg, foi distribuído nas comunidades um material que orienta a população a evitar contato com enxurradas, a dirigir com cautela, ter cuidado com bueiros alagados e a colocar lixo em locais livres de alagamentos.

Apesar de ainda não ter previsão de chuvas fortes, o secretário-executivo da Codec, major Gilfran Mateus, destacou a necessidade de as pessoas ficarem atentas a qualquer situação, pois o período chuvoso se aproxima.

“Já começamos a distribuir as cartilhas em diversos municípios sergipanos, a exemplo, Laranjeiras, Aracaju, Carmópolis, Ilha das Flores, Itabaiana, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e outros. A ação de hoje, uma iniciativa do coordenador major Rollemberg, é importante porque a Defesa Civil não pode se resumir apenas a fase de resposta ao desastre, e sim, trabalhar proativamente, principalmente na parte preventiva”, ponderou o militar, salientando que a iniciativa da Comdec coloca em prática os ensinamentos que foram passados pela Coordenadoria Especial da Defesa Civil.

Vulnerabilidade social

A primeira comunidade a ser visitada pelos técnicos da Defesa Civil Estadual e Municipal foi a do Loteamento Pai André. Uma área de encosta com risco de deslizamento de terra e desabamento de barracos. Maria Soledade, de 64 anos, mora na localidade há mais de 20 anos. Para ela a situação não é fácil, mas com a visita da Defesa Civil sente-se segura, pois agora sabe a quem recorrer.

“A situação dos moradores não é nada fácil. Rezo todos os dias para que nada de ruim aconteça comigo e com minha família. A visita de vocês é uma benção de Deus porque agora sei a quem recorrer, pois essa foi uma das orientações que recebi”, relata Maria Soledade.

Outra ação da Comdec para minimizar os desastres que as chuvas podem causar foi a plantação de sementes em áreas degradas para evitar deslizamentos, além posicionar lona em algumas partes dos morros que tenham erosão. Logo após, a comitiva seguiu para conscientizar a população que reside em outro morro de Nossa Senhora do Socorro.

O coordenador da Defesa Civil de Socorro, major Rollemberg, analisa a campanha como extremamente necessária e satisfatória. “Temos que tirar o foco que Defesa Civil é o órgão que vai agir em momentos de catástrofes. O nosso pilar é a prevenção, pois massificando as ações preventivas, com certeza, os problemas serão minimizados”, salientou o major, acrescentando que no período chuvoso a Comdec estará preparada e os efeitos de desastres serão diminuídos em razão de todas as iniciativas adotadas pela Defesa Civil estadual e municipal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.