[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os espaços de participação social que o Governo de Sergipe vem criando nos últimos quatro anos nortearam a a reunião entre o governador Marcelo Déda e o diretor de Participação Social da secretaria Geral da Presidência da República, Pedro Carvalho Pontual, na manhã desta quinta-feira, 29, no Palácio do Despachos. Acompanharam a visita o subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos, o assessor de Governo, Cesário Silva, e a representante da sociedade civil, Eliane Corso.

A visita foi motivada por conta do 4º seminário de lançamento do prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, que aconteceu em Aracaju, na última quarta-feira, dia 28. De acordo com o governador Marcelo Déda, Sergipe já conta com o processo de orçamento participativo, que tem o engajamento efetivo da sociedade. “O projeto de identificação da população nasceu do processo de construção do orçamento participativo”, relatou ele.

O governador apresentou, ainda durante a reunião, alguns dos resultados do projeto orçamentário e falou dos conselhos e conferências realizadas, além de fazer questão de presentear o convidado com dois livros: ‘Sergipe, Cultura e Diversidade’ e Sergipe Gastronomia. “Chamamos as pessoas para que elas identificassem quais eram as principais manifestações culturais da população. O que resultou no mapeamento da alma do sergipano. Desse processo rendeu também o livro de culinária regional, Sergipe Gastronomia”, explicou.

Para o diretor de Participação Social da secretaria geral da Presidência da República, Pedro Carvalho Pontual, a reunião foi extremamente importante, tendo em vista que foram abordados os espaços de participação social, que o Governo vem criando em Sergipe, como planejamento territorial descentralizado participativo, os conselhos, a prática das conferências. “Fizemos uma reflexão junto com o governador sobre o significado que todas essas estruturas têm na construção da democracia”.

Para Pedro, a democracia no Brasil requer, além do voto e da representação, instrumentos da democracia participativa no sentido de incorporar os cidadãos como plenos de direito. “Foi um privilegio poder ouvir o governador na sua reflexão sobre esses temas”, assegurou.

Seminário

Pedro Carvalho Pontual fez questão de frisar que participou do Seminário de Lançamento do Prêmio dos Objetivos do Milênio, que aconteceu na última quarta-feira, 28, e relembrou da época em que o governador Marcelo Déda era prefeito de Aracaju e ganhou o prêmio de um trabalho de transformação nas palafitas, do bairro Coroa do Meio.

“O local foi totalmente transformado e essa quarta versão do lançamento do prêmio que fizemos aqui visa justamente fazer reconhecimento e dar visibilidade as muitas experiências tanto de organizações sociais, quanto das prefeituras no sentido do atingimento dos objetivos do milênio, que são muitos, mas poderiam ser resumidos na ideia da construção de uma sociedade justa e inclusiva”, disse.

Pedro avisou que, ao final do seminário, formou-se um núcleo estadual que visa acompanhar os objetivos do milênio. “Considero  que foi uma passagem por Sergipe extremamente significativa e valiosa”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.