[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um ato que entrará para a história política do Estado de Sergipe, com a assunção, pela primeira vez, de uma mulher na presidência do Poder Legislativo. Assim pode ser resumida a importância da sessão solene onde a deputada estadual Angélica Guimarães foi empossada como presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (AL), sucedendo o deputado Ulices Andrade, que renunciou para assumir a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TCE).

A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4, e contou com a presença do governador Marcelo Déda. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, a solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário, deputado André Moura, que, seguindo a ordem sucessória, empossou a deputada Angélica, que até então respondia pela vice-presidência do parlamento. A vaga deixada pela renúncia do deputado Ulices Andrade foi preenchida com a posse do suplente, Nicodemus Falcão, que volta a compor o parlamento sergipano.

“Este é um momento singular da história de Sergipe. Fico feliz porque vejo meu estado ‘antenado’ com o sentimento do Brasil. Com a vitória da presidente Dilma, as mulheres brasileiras assumiram uma relevância nunca vista na história. Finalmente o Brasil, através da maioria do seu povo, reconhece a capacidade da mulher brasileira pra exercer qualquer função ocupando os espaços de comando”, contextualizou o governador, ao relacionar a assunção da deputada Angélica com a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República.

“Aqui em Sergipe, nós temos mais um fato histórico com a deputada Angélica Guimarães assumindo a presidência do Poder Legislativo, como extraordinária parlamentar, uma médica muito querida e uma política extremamente experiente, chega ao maior cargo do Legislativo consagrada pela sociedade sergipana, abrindo uma página histórica para a participação feminina na vida pública sergipana”, complementou Déda.

Conquistas femininas

Para a primeira-dama Eliane Aquino, que também prestigiou o ato, a posse de Angélica Guimarães consolida um novo momento, com um novo olhar para o papel da mulher na sociedade sergipana e brasileira. “Esta é uma marca muito importante não só para o Brasil, com a nossa presidenta que assumirá em janeiro próximo, mas para Sergipe, onde estamos presenciando a construção de uma nova história, um novo olhar sobre o papel das mulheres na Assembleia Legislativa, onde acredito que a deputada Angélica se sairá muito bem na presidência”, destacou Eliane. 

Num discurso permeado pela emoção, a deputada Angélica saudou as autoridades, parlamentares, familiares e amigos presentes ao ato e destacou o seu empenho na busca do aperfeiçoamento de todas as ações legislativas durante o mandato que se estende até 31 de janeiro de 2011, quando se elegerá uma nova mesa diretora no Legislativo Estadual.

“Este é um momento especial na minha vida, pois tenho a oportunidade de assumir uma missão extremamente importante para a política e o desenvolvimento do Estado de Sergipe. E assim o faço, com a convicção plena de que saberei honrar o elevado cargo respaldada na confiança em mim depositada pelo povo de Sergipe, quando me elegeu por três legislaturas para o mandato de deputada estadual”, registrou a nova presidente em seu discurso.

A deputada Angélica também fez questão de ressaltar o seu agradecimento aos colegas deputados que também fizeram-na a primeira vice-presidente da AL e, por coincidência, com a escolha do nome de Ulices Andrade para ocupar a vaga no TCE, conforme previsão constitucional, a presidência do parlamento passa a ser ocupada por uma mulher.

“Esta Assembleia Legislativa também se sente orgulhosa por poder contribuir com essa importante instituição, o Tribunal de Contas do Estado, indicando a aprovando mais um nome íntegro deste parlamento para integrar aquele respeitado colegiado”, disse a nova presidente quando lembrou que o nome do ora presidente do TCE, Reinaldo Moura, também fora oriundo do Parlamento Estadual.

“Se eu conseguir ser metade do bom presidente que Ulices Andrade foi eu serei uma boa presidente nesta casa. O bom colega, amigo fraterno e companheiro Ulices Andrade foi um grande presidente. Perdemos uma excepcional referência como político, mas estamos felizes pois o Tribunal de Contas conquistou para suas fileiras um cidadão honrado, competente e íntegro para desenvolver as importantes funções de conselheiro”, afirmou a presidente ao saudar o seu antecessor.

Participação

Também prestigiaram o ato o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o vice-prefeito Silvio Santos, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Roberto Porto, dentre outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.