[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda, acompanhado do secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, participou do ato de lançamento do novo sistema digital promovido pela TV Sergipe, nesta segunda-feira, 1º. A solenidade da emissora representou um marco nas telecomunicações em Sergipe, pois agora passa a transmitir imagem e áudio no sistema mais moderno existente no mercado, o HDTV, permitindo um ganho de seis vezes na qualidade de captação e exibição, eliminando definitivamente os “chuviscos” e imagens distorcidas que ocorriam nas transmissões analógicas.

Além da inovação na qualidade, o novo sistema também vai permitir a mobilidade, possibilitando ao telespectador da emissora sintonizá-la na rua através de miniTV’s, penTV’s e celulares com sinal limpo e cristalino do sistema de alta definição.
“Este é um momento histórico para as telecomunicações em nosso estado. Não significa apenas um novo momento na qualidade da imagem, e sim avanços efetivos na tecnologia e numa TV mais interativa, melhorando a imagem e abrindo um novo horizonte de oportunidades para a televisão, para o mercado publicitário e, sobretudo, para a sociedade”, avaliou o governador. 

Pioneirismo

Relembrando aspectos da história das telecomunicações em Sergipe, o governador Marcelo Déda fez menção ao que definiu como ‘ousadia’ e visão futurista de um grupo de empresários do comércio local que, em 1971, fundaram a emissora. “Subiram esse morro, algumas décadas atrás, comerciantes, técnicos e curiosos em eletrônica, incluindo meu ex-sogro, falecido recentemente, Milson Barreto, com o objetivo de lançar neste local a semente da televisão em terras sergipanas, não se conformando mais em receber o sinal vindo de Recife (PE)”, relembrou o governador, referindo-se à instalação da TV Sergipe no chamado morro da Piçarra, na zona norte da capital.

“Esta iniciativa experimentou um processo de especialização e amadurecimento cujo ponto crucial foi a entrada do Grupo Franco na gerência dessa empresa e na consolidação da sua atividade como emissora televisiva”, destacou o governador. “Desde então, todos temos testemunhado os esforços, investimentos, a busca incessante da modernidade e a qualidade com que os produtos são apresentados aos telespectadores, além da segurança que o mercado tem ao se relacionar com esta empresa”, salientou o governador.

Nova era

Déda também evidenciou a importância da decisão do Governo Federal a partir da definição de um modelo de TV digital que tem avançado com êxito em todo o mundo. “A TV digital é uma vitória do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que apostou numa modelagem capaz de oferecer ao Brasil a possibilidade de transferência de conhecimento para desenvolver a nova tecnologia trazida e pioneirismo do ponto de vista da América Latina”, afirmou o governador.

Segundo ele, o acerto dessa decisão pode ser medido pelas palavras do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que gravou uma mensagem para o ato promovido pela TV Sergipe, destacando que o modelo de TV digital escolhido pelo Brasil está caminhando cada vez mais para ser o modelo eleito pela América Latina. “Isso significa que o sinal digital, além de modernizar a televisão brasileira, será um instrumento importante para a integração cultural da América Latina”, sentenciou Déda.

“O ato de hoje, como já fora também o ato do empresário Walter Franco em incorporar à sua TV Atalaia a este sinal digital, mostra o avanço da comunicação em nosso estado. Quero aproveitar a oportunidade para trazer o abraço do povo sergipano, pois, como governador do Estado tenho plena consciência que não se trata apenas de uma imagem melhor, de uma acessibilidade mais disseminada, dentre outras vantagens. Se trata de uma nova era nas comunicações do Brasil, à qual Sergipe agora adere integralmente”, avaliou Déda.

Aniversário

Já o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, destacou a importância do ato promovido pela TV Sergipe e fez uma alusão à data, no início do mês de março, que marca as comemorações pelo aniversário de 155 anos da cidade. “Esta é mais uma feliz coincidência, proporcionando mais uma conquista histórica para nossa cidade no mês do seu aniversário”, registrou o prefeito, ao associar, em seu discurso, a iniciativa dos que fundaram a emissora com o ímpeto dos que fundaram a capital, em 1855.

Convergência técnica 

Segundo informações da emissora, a partir do lançamento, todos os programas da Rede Globo enviados em HDTV serão disponibilizados para o telespectador nesse formato. Ainda que o programa que for ao ar não tenha sido produzido em HDTV, o telespectador receberá uma imagem superior, já que um sinal de qualidade superior, chamado de Standard Definition, o ‘SD’, permite um ganho principalmente para quem mora em uma região de difícil cobertura analógica.

Para receber o sinal HDTV, o telespectador vai precisar de uma antena UHF, instalada fora ou dentro de casa, além de um conversor. No caso dos telespectadores que já têm uma TV de plasma, LCD ou LED com o conversor embutido, basta a antena UHF. Pensando naqueles que ainda não têm acesso à HDTV, a partir desta data, a TV Sergipe leva ao ar dois sinais, o SD e o HDTV.

Participação

Prestigiaram a solenidade o diretor geral da Rede Globo, Otávio Florisbal, que representou a família Marinho, proprietária da emissora, a secretária de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Zilda Abreu, que representou o ministro Hélio Costa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ulices Andrade, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Roberto Porto, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, além dos proprietários da TV Sergipe, o empresário e deputado federal, Albano Franco, e sua cunhada Lourdes Franco, dentre outras autoridades, parlamentares e personalidades da sociedade sergipana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.