[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após uma intensa maratona percorrendo os festejos juninos em todo o Estado, o governador Marcelo Déda fez uma avaliação positiva do investimento feito na dinamização dos festejos em Sergipe. “Quando assumi, os festejos juninos tinham deixado o interior e se concentrado na capital. Conseguimos revitalizar as festas no interior do Estado e ainda consolidar o sucesso dos eventos na capital”, afirmou o governador.

A constatação foi feita por Déda durante uma visita à cidade de Estância, na noite deste sábado, 28, quando, acompanhado de jornalistas de veículos do Sudeste do país e do Distrito Federal, percorreu ainda os municípios de Itaporanga D’Ajuda e Aracaju, visitando a penúltima noite de festa do Forró Caju 2008.

Tradição

Na avaliação do governador, as festas juninas são, por excelência, interioranas, e esta foi a meta traçada na atual administração. “Pelo direcionamento de políticas culturais anteriores, tínhamos constatado a quebra das tradições ligadas a municípios como Estância, Areia Branca, Capela, Muribeca, dentre outros, que tiveram suas festas esvaziadas”, relembrou.

Segundo o governador, a partir de uma diretriz de governo, o São João começou a ser fortalecido em diversas cidades do interior no ano passado, sendo objeto de matérias jornalísticas exibidas no Brasil inteiro. “Este ano, isto acentuou-se e tivemos resultados ainda melhores a exemplo da transmissão ao vivo feita pela TV Brasil, além das inúmeras matérias exibidas em rede nacional levando nossa cultura e tradição para os quatro cantos do país”, salientou.

Turismo e realização

Segundo Déda, isto é motivo de grande alegria, pois além de elevar a auto-estima dos sergipanos, movimenta a economia e é um elemento fundamental na dinamização da atividade turística, inserindo Sergipe como alternativa de destaque no período junino.

“Fico muito feliz como governador do Estado, pois sei que essa festa é a mais autêntica manifestação cultural do meu povo e, além disso, é um instrumento primordial para o crescimento do turismo, que gera emprego e renda”, justificou.

O governador também fez um reconhecimento ao trabalho de instituições como a Polícia Militar, a quem classificou como uma das grandes responsáveis pelo sucesso do São João sergipano. “Em todas as cidades do Estado, onde grandes eventos foram realizados, os sergipanos e turistas puderam se divertir e curtir uma festa gigantesca e ao mesmo tempo tranqüila e pacífica, graças ao trabalho da Polícia Militar”, reforçou o governador, ao ressaltar a atuação eficaz também de todo o esquema montado com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Roteiro

Ainda em Estância, os jornalistas Ricardo Amaral, da revista Época, Bernardo Felipe, da revista Veja, e Helena Chagas, diretora de Jornalismo da TV Brasil, foram recepcionados pelo prefeito Ivan Leite e conheceram de perto uma autêntica quadrilha junina, a tradicional Batucada, com ritmos do ‘pisa-pólvora’, também tradicional manifestação da região, além de conhecerem o espetáculo pirotécnico dos barcos de fogo e da guerra de espadas.

Em seguida, o grupo seguiu para Itaporanga D’Ajuda, onde foi recepcionado pela prefeita Maria das Graças Garcez no forródromo da cidade, provando comidas típicas e assistindo a uma parte do animado show do cantor Adelmário Coelho.

Já no Forró Caju, o grupo de visitantes, acrescido pela jornalista Raquel Salgado, do Valor Econômico, foi recepcionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pôde constatar toda a dimensão da festa ao som de artistas do porte de Flávio José, Elba Ramalho e Santana Cantador.

Raquel Salgado, correspondente do Valor em Salvador, comentou a grandiosidade do Forró Caju. “Sabia que era bom, mas só estando aqui para ver quanta gente o Forró Caju mobiliza e como esse evento é grandioso. Vou aproveitar que estou morando pertinho para vir outras vezes. E com certeza vou recomendar ao pessoal lá de São Paulo. Eles precisam conhecer”, completou a jornalista, que é paulista e está morando na capital baiana.

Personalidades

A noite de sábado contou com visitantes ilustres no camarote da prefeitura no Forró Caju, a exemplo do empresário João Carlos Paes Mendonça, do também empresário e marido da cantora Elba Ramalho, Gaetano Lopes, que inclusive foi homenageado pela artista por seu aniversário, do ator Flávio Bauraqui, que interpretará Arthur Bispo do Rosário no filme ‘Senhor do Labirinto’, dentre outras personalidades do cenário artístico, cultural e político sergipano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.