[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ao lado dos governadores Jaques Wagner, da Bahia, e Eduardo Campos, de Pernambuco, além de representantes do Piauí e Alagoas, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, pediu à administradora-geral da Usaid, Henrietta Fore, nesta sexta,-feira 8, em Salvador (BA), que amplie as parcerias da agência norte-americana com o Nordeste. A Usaid é a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

O principal interesse destes estados nordestinos é implantar em todo a região parcerias para a qualificação profissional de jovens, como a assinada nesta sexta-feira com o governo baiano, especialmente no ensino de informática e de inglês para a juventude.

"Um dos grandes desafios do Nordeste, especialmente nas grandes metrópoles, onde a violência atinge principalmente os jovens, é o primeiro emprego, é a necessidade do estado oferecer perspectivas futuras para a juventude, permitindo-lhes sonhar com uma vida melhor", resumiu Déda durante a cerimônia de assinatura de parceria entre Bahia e Usaid, que dissemina programas como o Enter Jovem – este com o apoio da Motorola. Ao aplaudir a iniciativa, o governador de Sergipe justificou seu apoio lembrando que o domínio da informática e da língua inglesa são hoje imprescindíveis para a conquista de melhores empregos.

Parceria

Na cerimônia, a palavra mais ouvida foi parceria. Jaques Wagner, em sua intervenção, frisou que ela é a palavra que melhor exprime este tipo de convênio, já que não se trata de uma ajuda apenas, "pois, como diz o presidente Lula, já somos uma das maiores economias do mundo e uma das maiores democracias do planeta. A informática e o inglês são hoje ferramentas indispensáveis para a juventude", afirmou Wagner. Por sua vez, depois de destacar individualmente a presença de empresários de grandes companhias presentes à solenidade, Henrietta Fore, que também é diretora de Assistência Externa do Governo dos EUA, disse que "nós estamos aqui como parceiros".

Fore explicou que o ensino de informática e inglês foi considerado relevante pela secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, quando recentemente visitou o Brasil. Depois de expressar seu entusiasmo pelo país, disse que este tipo de parceria promove a inclusão social. "Estas parcerias vão trazer certamente um Brasil mais luminoso para a sua juventude", conclui Fore.

Miami

Também presente à cerimônia, o embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, convidou o governador sergipano para, no próximo dia 2 de novembro, participar de vôo inaugural entre Miami, na Flórida (EUA), e o Nordeste. Sobel, que já visitou Sergipe, elogiou a iniciativa do governador de investir na ligação entre o Estado com a Bahia e Alagoas, reduzindo as distâncias e estimulando tanto o comércio como o turismo – aí incluído Pernambuco, já que o intercâmbio no Nordeste ficará facilitada com a ampliação da infra-estrutura sergipana.

Os novos vôos, promovidos pela companhia aérea American Airlines, e a melhor infra-estrutura certamente promoverão maior interligação entre os estados do Nordeste. Quando estiver em Miami, em novembro, Déda deverá contatar os empresários da American Airlines e do setor de turismo norte-americano.

Marcelo Déda elogiou a iniciativa do governador baiano e da administradora da Usaid para, em seguida, destacar o "trabalho" do embaixador Sobel que vem buscando interação com o povo brasileiro, viajando com frequência pelo Brasil.

Da cerimônia participaram também o diretor interino da Usaid no Brasil, Lewis Lucke, e o futuro titular do cargo, Jeffrey Bell. Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília, acompanhou o governador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.