[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma ação histórica e que representa um marco na expansão do ensino superior em Sergipe. No final da tarde desta quinta-feira, 22, o governador Marcelo Déda participou do ato de lançamento da pedra fundamental do novo campus da saúde professor Antônio Garcia Filho, no município de Lagarto, a 77 km da capital.

O campus de Lagarto foi instalado em março deste ano com os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que ofertam 50 vagas cada. A partir de 2012, o campus também oferecerá as graduações em Medicina e Odontologia.

Para o governador Marcelo Déda, este alto representa um salto de qualidade sem precedentes da expansão e interiorização do ensino superior em Sergipe. “Isto significa que mais sergipanos terão oportunidades de evoluir graças ao conhecimento. Aqui, veremos alunos da rede estadual que poderão cursar uma universidade e poderão, depois de formados, construir uma vida profissional que vai proporcionar um novo horizonte para si a para suas famílias”, sentenciou Déda, ao lembrar que também foi aluno da UFS, no curso de Direito.

Segundo ele, a formação de nível superior ainda é, no Brasil, um elemento fundamental para a ascensão social das pessoas. “Por isso que a universidade é uma porta para uma vida melhor, além do que nenhum país com o projeto de futuro que tem o Brasil pode avançar sem consolidar sua ciência e sua tecnologia e sem avançar no seu ensino universitário, formando novos quadros capazes de conduzir o Brasil do futuro. E estamos vendo isso acontecer num momento onde a economia sergipana alcança resultados inéditos, com geração de novos empregos e atração de novos investimentos”, complementou.

Déda também fez questão de lembrar o papel preponderante que teve o ex-presidente Lula e a atual presidenta Dilma Rousseff, que foram fundamentais para a expansão da Universidade Federal de Sergipe, que hoje está nos municípios de Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto e mais 14 pólos em todo o estado. “Esta visão de inclusão social a partir do conhecimento foi difundida pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que mudou a realidade de muitos filhos de trabalhadores que hoje podem galgar melhores condições de vida”, contextualizou Déda.

1ª Aluna

Comprovando a tese exposta, o governador alegrou-se em constatar a presença da jovem Ellen Silva de Carvalho, 19, que ontem, com a divulgação do resultado do primeiro vestibular de Medicina para Lagarto, obteve a segunda colocação geral e foi a primeira aluna natural de Lagarto a ser aprovada no concorrido vestibular para Medicina.

“Não poderia haver prova maior do acerto dessa política do que a história dessa jovem. Filha de pais humildes, graças ao esforço, foi aprovada em Medicina e comprova o que falamos sobre proporcionar melhores condições de vida aos filhos dos trabalhadores. Parabéns e desejo que tenha muito sucesso em toda a sua trajetória que já está na história da cidade e dessa universidade. Este é um momento precioso para a história da UFS, para a história de Lagarto e para a história de Sergipe”, declarou Déda, dirigindo-se à estudante.

O prefeito da cidade, Valmir Monteiro, também fez questão de agradecer por todo o apoio oferecido pelo Governo do Estado e destacar a importância do ato para a expansão de Lagarto. “O governo adquiriu o terreno e doou para a prefeitura. Tivemos todo o apoio para obras estruturantes e para proporcionar que esse sonho virasse realidade graças ao empenho do governador Marcelo Déda”, lembrou Valmir Monteiro.

“Hoje, diversos empreendimentos estão surgindo ao redor da futura universidade e estamos vendo o futuro dessa cidade ser totalmente transformado graças a essa grande conquista. Só temos que agradecer ao governador, ao ex-presidente Lula, a presidenta Dilma, ao reitor Josué Modesto e a todos que se somaram para essa realização”, registrou o prefeito.

Conquista

O reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou a feliz coincidência deste marco ser lançado justamente no ano em que se completam 50 anos da fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe, que fora incorporada à UFS em 1968. “Há 50 anos a história da Medicina em Sergipe ganhava um novo capítulo, e o que estamos vendo aqui é mais um marco histórico na interiorização do ensino superior. Esta pedra fundamental marca o início da construção do campus, que começa pela biblioteca, consolidando justamente a importância da expansão do conhecimento. Esta é a materialização do sonho de muitos”, sintetizou o reitor.

Falando em nome dos familiares, o ex-reitor (1984-1988) e membro do Conselho Diretor da UFS, professor Eduardo Conde Garcia, registrou passagens importantes e fez um relato da vida do homenageado, o seu pai Antônio Garcia Filho. “Este é um momento onde nós, familiares, vemos com orgulho a memória do professor Antônio Garcia Filho ser imortalizada. É um momento sublime para a história de qualquer profissional que, como ele, dedicou toda a sua vida em prol do conhecimento”, afirmou.

Participação

Participaram da solenidade, o vice-governador, Jackson Barreto, o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Valadares Filho e Márcio Macêdo, os deputados estaduais João Daniel e Gustinho Ribeiro, prefeitos da região, dirigentes e professores da UFS, secretários de Estado, secretários municipais e a população de Lagarto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.