[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de debater assuntos do turismo com representantes do Ministério do Turismo (Mtur) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), aconteceu em Brasília o IV Encontro dos Coordenadores Regionais de Serviços Turísticos, entre 12 e 14 de dezembro, realizado no auditório do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) foi representada pelo coordenador regional do Cadastur, Paulo Barros e por Emerson Olivier, técnico do sistema de convênios da Emsetur (Siconv).

Alguns assuntos discutidos durante o encontro foi o Sistema de Cadastramento de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). De acordo Paulo Barros, coordenador regional da Cadastur, da Emsetur e um dos convidados de honra na mesa de debate, as inovações serão fundamental para a informatização dos dados e assim ajudar no desenvolvimento turístico no país. “As novidades do cadastramento por meio eletrônico só tende a melhorar a atuação do governo para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas no setor do turismo, já que terá a possibilidade concreta de planejamento”, contou. Segundo o coordenador, esse trabalho será uma servirá também como ferramenta de pesquisa. “Todo este trabalho será uma grande referência que servirá de consulta do mercado turístico brasileiro”, disse.

Ainda durante o encontro foram discutidos diversos assuntos como o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH), o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos (SINCONV) e a execução e prestação de contas através do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2012/15 com metas de cadastramento até 2015. ”Tivemos a oportunidade de debater com os coordenadores de cada estado temas com a coordenação geral do Mtur sobre a classificação Brasileira de Hotéis (SB Class) que é a adesão e adoção voluntárias pelos meios de hospedagens, as novas inovações do Cadastur e do Sistema Brasileiro de Classificação. O SB Class está fundamentado em uma série de requisitos e que os meios de hospedagem devem atender”, explicou Paulo Barros.

Outros temas discutidos durante o encontro foi a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) e o preenchimento eletrônico realizado pelos Meios de Hospedagem e o seu envio automático os órgãos oficial do turismo, bem como a geração automática do BOH. “Com todas estas inovações o sistema ficará mais ágil e vai facilitar a integração entre o mistério e os prestadores de serviços turísticos”, informou. Já para a coordenadora geral de serviços turísticos do MTUR, Roseane Rockenback, encontros deste porte capacitam ainda mais os coordenadores estaduais. “O encontro de porte nacional é necessário para manter os coordenadores atualizados quanto aos marcos regulatórios que permitem melhor orientar os prestadores de serviço nos estados”, ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.