[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta segunda-feira, 28, da solenidade comemorativa ao 160º aniversário do município de Estância, localizada a 68 quilômetros de Aracaju. Durante a cerimônia, realizada no Fórum Ministro Heitor de Souza, em Estância, o governador foi um dos 15 sergipanos homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Berço da Cultura Sergipana e Cidade Jardim. No ato, Marcelo Déda destacou a importância histórica e o papel decisivo da cidade-pólo do Centro-Sul sergipano para o desenvolvimento cultural, político e econômico do Estado.

"Estância é uma das mais importantes jóias e referências na história do nosso Estado, berço da cultura e intelectualidade sergipana, cidade pioneira no desenvolvimento econômico e político do Estado, palco do nascimento da imprensa sergipana e cenário de belezas naturais. Por tudo isso, o município merece o reconhecimento da marca da nossa sergipaneidade e para todos nós é uma enorme honra receber essa homenagem", afirmou o governador.

Elevada à categoria de cidade em 4 de maio de 1848, Estância foi fundada pelo mexicano Pedro Homem da Costa, em setembro de 1621, após a doação do capitão-mor da Capitania de Sergipe, João Mendes. Pedro Homem da Costa desbravou as terras e nelas edificou uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira do México. Entre os mexicanos, Estância é uma propriedade de criação de gado e os seus ocupantes são chamados de estancieiros, daí o nome adotado por Pedro Homem da Costa.

Berço de desenvolvimento

Durante a solenidade, o governador apontou a forte contribuição do município para o crescimento do patrimônio cultural e econômico de Sergipe. "Estância sempre teve uma economia diversificada com seu tradicional pólo industrial têxtil, de cosméticos e de bebidas. Sempre foi uma cidade vocacionada também para a tradição popular e com um grande comprometimento do seu povo com a liberdade e a democracia", afirmou Marcelo Déda, ao lembrar nomes de estancianos como o diplomata e ex-deputado estadual Gilberto Amado, o artista plástico de renome internacional José de Dome e o jornalista e jurista Gumersindo Bessa.

A cidade abrigou o primeiro jornal de Sergipe, ‘O Recopilador Sergipano’, fundado em 1832. Idealizado pelo monsenhor Antônio Fernandes da Silveira, o jornal atuou prontamente na campanha republicana, propagando as idéias de seu fundador.

Entre os marcos históricos do município está a visita do imperador D.Pedro II e D. Tereza Christina, que se hospedaram na cidade da província de Sergipe Del Rey em janeiro de 1860. Encantado com a quantidade de flores que havia em seus jardins, ele chamou Estância de Jardim de Sergipe, passando a cidade então a ser conhecida como "Cidade Jardim".

Balanço de investimentos

A revitalização do São João da capital, nacionalmente conhecida pelos seus barcos de fogo, e a construção da ponte Joel Silveira, que vai interligar Aracaju ao litoral do Centro-Sul sergipano, foram algumas das ações citadas pelo governador no balanço de investimentos que estão sendo feitos no município. Também estão previstos R$ 65 milhões no Orçamento da União para a construção da ponte que interligará Porto do Cavalo, em Estância, à Terra Caída, em Indiaroba.

"Estância também vai receber o segundo maior investimento em convênios para construção de duas clínicas de saúde da família. Nos próximos meses, vamos também lançar a pedra fundamental para o novo hospital regional de Estância", informou Déda. Com ajuda de incentivos fiscais do Governo do Estado, Estância vai abrigar, ainda este ano, uma unidade da Crown, terceira fábrica da companhia no país e a segunda de produção de latas de alumínio. A unidade vai se instalar próximo ao terreno onde está localizada a Cervejaria Águas Claras, unidade produtora da Ambev no Estado de Sergipe.

Homenageados

A Medalha Estância Berço da Cultura, Cidade Jardim foi instituída em 2005 na gestão do atual prefeito do município, Ivan Leite. Todos os anos, 15 pessoas, das mais diversas áreas, como política, comércio, direito, música, artes plásticas e literatura, são homenageadas com a comenda. "Essa é a maneira que nós encontramos de reconhecer o mérito de quem contribui para o crescimento do município e ajuda a fazer os 160 anos de uma Estância cada vez mais forte e desenvolvida", afirmou o prefeito Ivan Leite.

Receberam a medalha, além do governador Marcelo Déda, o desembargador da 5ª Região do Tribunal Regional Federal Vladimir Souza Carvalho (categoria Direito), Eraldo Lima (categoria Artes Plásticas), o sargento José Orestes Côrtes (Cidadania), Helvécio dos Anjos Filho (Comércio), Francisco da Silva Cardoso (Cultura Popular), Irene Rallim e Hortência Magalhães (Educação), Jeane de Oliveira (Esportes), Messias Carvalho (Imprensa), Renato Gouvêia (Indústria), Rui do Nascimento (Literatura), José Félix dos Santos (Música), Pastor Moacir dos Santos (Religião), José Augusto Nascimento (Saúde), e Luciana Limeira Santos (Solidariedade).

Presenças

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Estância, Gilson Oliveira, o procurador-geral do município, Everaldo Carvalho da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores de Estância, Filadélfio Costa, e o superintendente do Banco do Brasil, Neirim Goulart Duarte.

Também estiverem presentes os secretários de Estado do Governo, Clóvis Barbosa, da Educação, professor José Fernandes de Lima, do Turismo, João Augusto Gama, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, da Segurança Pública, Kércio Pinto, da Educação, José Fernandes de Lima, do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade Social, Renato Brandão, da Coordenação Política, Jorge Araújo, o defensor público do Estado, Elber Batalha, e o secretário-adjunto da Casa Civil, Marcos Sales.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.