[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), vai realizar um seminário no próximo dia 27 de maio em comemoração ao Dia da Indústria. Detalhes do projeto foram discutidos na segunda-feira, 28, na sede da Fies, durante reunião do secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, e o presidente da instituição, Eduardo Prado de Oliveira. Na oportunidade, o secretário entregou uma cópia da pesquisa contratada pelo Governo, em parceria com a Fies, com um diagnóstico sobre a indústria sergipana.

Ainda na pauta do encontro, uma parceria com a instituição para viabilizar cursos técnicos para pequenos produtores inseridos nos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) de Sergipe. Estiveram presentes à reunião o secretário-adjunto da Sedetec, Alexandre Porto, e o superintendente corporativo do Sistema Indústria, Paulo Bergamini.

Sob o tema ‘Extensionismo Industrial e Responsabilidade Social’, o seminário deverá reunir, no auditório da Fies, empresários, representantes de associações industriais e autoridades sergipanas. "Queremos ressaltar a imensa contribuição do setor industrial para a modernização do Estado e sua importância como introdutora de novas tecnologias trazendo para o debate dois importantes temas da agenda industrial contemporânea", disse Jorge Santana, ao falar sobre a importância em valorizar o Dia da Indústria, que é comemorado no dia 25 de maio.

Na programação do evento está previsto o pronunciamento do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, que falará sobre ‘Extensionismo Industrial’ e assinatura de convênio com o MDIC para a realização do piloto do Programa de Extensionismo Industrial Exportador (PEIEx) em Sergipe. Ainda durante o evento, também acontece uma palestra com um representante do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, sobre esse tema.

Pesquisa Industrial

Ao entregar uma cópia com o resultado da pesquisa contratada ao Instituto Única, o secretário destacou a importância de se fazer uma análise técnica para que as demandas observadas sejam prontamente atendidas. De acordo com Jorge Santana, o documento contém uma amostra das 160 indústrias pesquisadas, apontando as demandas do setor relacionadas às necessidades de qualificação de mão-de-obra e de serviços tecnológicos.

Também preocupado em atender à demanda de cursos profissionalizantes detectadas pelo Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE), coordenado pela Sedetec, o secretário Jorge Santana propôs uma parceria com a Federação das Indústrias para realização de treinamentos através do SENAI com preços especiais. "A partir dessa nova parceria com o governo vamos consolidar nossos esforços para atender às necessidades apresentadas, inicialmente relacionadas com o APL de confecções de Itabaianinha", disse Eduardo Prado.

A parceria com o Senai vai proporcionar a realização de capacitação técnica e gerencial para produtores de pequeno porte integrantes dos 10 Arranjos Produtivos Locais escolhidos como prioritários pelo APL-SE. "O Governo vai custear uma parte dos investimentos e com o apoio da FIES esperamos poder proporcionar a participação desse público nos treinamentos", ressaltou o secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.