[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em Brasília desde a posse da nova presidenta da República Dilma Rousseff no sábado, 1º, o governador Marcelo Déda dedicou esta segunda, 3, às transmissões de cargos dos antigos para os novos ministros. “Otimista” com a recém-empossada equipe do governo Dilma, a presença do governador nas cerimônias, “além de gesto de cortesia com os novos ministros, traduz também o desejo do Estado de Sergipe em estabelecer relações institucionais de qualidade, não apenas com a presidenta, mas com todos os seus auxiliares”. A importância de cada pasta foi destacada pelo governador.

Integração Nacional

O Ministério da Integração Nacional, ocupado agora pelo cearense Fernando Bezerra, “é um instrumento usado pelo governo para combater as desigualdades regionais e atuar em áreas estratégicas, como é o caso da Defesa Civil. A relação de Sergipe com a Integração Nacional é muito grande, inclusive no eixo do Rio São Francisco”.

Déda lembrou que a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) administra os perímetros irrigados no São Francisco. “Um de nossos principais pleitos é a revitalização destes perímetros e o fortalecimento dos investimentos da companhia em nosso estado”. Entre os principais projetos sergipanos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está o Canal de Xingó, cuja responsabilidade em elaborar o projeto e conduzir a execução pertence à companhia. “Por isto, nossos contatos com Fernando Bezerra será dos mais estreitos”.

Saúde e Relações Institucionais

O novo titular da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou o governador, é antigo aliado do estado. “Quando ministro das Relações Institucionais, Padilha revelou-se amigo de Sergipe, sempre disposto a nos ajudar e a facilitar a tramitação dos pleitos do estado”, recordou.

No lugar de Padilha assume um velho conhecido de Déda. O deputado Luiz Sérgio, novo titular das Relações Institucionais, foi companheiro e vice-líder de bancada quando Marcelo Déda exerceu a liderança do PT na Câmara dos Deputados. “Tenho certeza que ele dará continuidade ao trabalho de excelentes relações com Sergipe”, previu Déda.

Cidades

Fundamental para os municípios sergipanos será o Ministério das Cidades, agora chefiado pelo baiano Mário Negromonte. “Tenho excelente relação pessoal com o deputado Negromonte, que foi colega na Câmara dos Deputados. Espero que ele tenha as melhores relações com os prefeitos sergipanos viabilizando investimentos estratégicos na infraestrutura urbana e nos programas habitacionais”.

Desenvolvimento

Igualmente relevante para o estado será a parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, integrou a Frente Nacional de Prefeitos junto com Déda, seu amigo pessoal, quando este ocupava a prefeitura de Aracaju. A recém-criada ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Barra dos Coqueiros passa a ser um dos principais objetivos de Sergipe junto ao MDIC.

Com a ZPE sergipana, “nosso objetivo é aproximar o MDIC dos empreendedores e industriais sergipanos, criando oportunidades para empresas do estado e abrindo horizontes de exportação para produtos do nosso estado”, resumiu o governador.

Planejamento

“Companheira do PT extremamente dedicada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidenta Dilma Rousseff”, quando esta ocupava a Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, nova titular da pasta do Planejamento, vai coordenar o PAC e o programa Minha Casa, Minha Vida. Como uma das principais assessoras do governo Lula, Belchior teve relação permanente com o governador Marcelo Déda nos últimos quatro anos. Desta maneira, Déda espera preservar a estreita relação com a nova titular.

Ciência e Tecnologia

“Nos últimos quatro anos, Sergipe experimentou enorme crescimento nos investimentos públicos nas áreas de Ciência e Tecnologia da Informação”, descreveu o governador. “Isto pode ser explicado por duas razões: primeiro, pela definição do governo estadual de priorizar este setor dentro da política de desenvolvimento econômico; segundo, pelas parceiras com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Sérgio Rezende [ex-ministro] foi grande parceiro. Hoje [segunda], ouvi do novo ministro Aloizio Mercadante o compromisso de, não apenas mantê-la, mas, sobretudo, ampliar a parceria com Sergipe”.

Portos

Na véspera, domingo, 2, antes de participar da maratona de posses da segunda, o governador almoçou com o governador Cid Gomes, do Ceará, e o ministro dos Portos, Leônidas Cristino. “Foi quando apresentei nosso pleito da dragagem da barra do Rio Sergipe, operação indispensável às atividades dos estaleiros instalados no município de Barra dos Coqueiros”.

Nas cerimônias de transmissão de cargos, o governador foi assessorado pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.