[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda participou, na manhã desta quarta, dia 27, da inauguração da reforma de mais dois postos de saúde no bairro Santa Maria, antiga Terra Dura. As unidades de saúde Osvaldo Leite e Elizabeth Pita representam uma pequena parte do que a Prefeitura de Aracaju vai realizar até o fim da administração para ampliar e melhorar o atendimento à população.
Em menos de uma semana, quatro postos – num total de cinco – já foram reinaugurados. Segundo o secretário de Saúde, Rogério Carvalho, a prefeitura pretende reformar 22 unidades das 44 existentes, sendo que nove delas sofrerão ampliação. “Mas o nosso principal objetivo, a partir de julho, é construir sete novos modelos de postos de saúde no município, com qualidade e capacidade para atender à população”, diz.
No centro Osvaldo Leite, foram realizados serviços de pintura, construção de uma cozinha semi-industrial, reforma de todo o telhado e colocação do revestimento de cerâmica em todos os cômodos do ponto. Uma novidade chamou a atenção das pessoas que foram ao centro de saúde hoje: o escovódromo. “Enquanto esperam para serem atendidas, pais e filhos têm noção de como cuidar dos dentes e aprendem a dar importância à saúde bucal”, declarou a cirurgiã-dentista Vânia Cristina dos Santos. Mais de cinco mil pessoas são atendidas mensalmente no posto.
Já a unidade de saúde Elizabeth Pita não sofreu reformas, e sim ampliação. Quatro novas salas foram criadas para atender 16 mil pessoas do Santa Maria que só dispõem desses dois postos. “Agora meu filho pode tomar aerosol”, declarou Maria Helena, 57, que se referia à nova sala que foi construída.
Além das melhorias na infra-estrutura, cada unidade de saúde vem desenvolvendo um trabalho de atendimento pioneiro no bairro. Cada posto dispõe de três a quatro equipes médicas e um assistente social que fazem um trabalho preventivo junto aos moradores. “O que estamos tentando fazer é implantar uma nova filosofia para a saúde. Estamos lutando para a efetivação do processo de municipalização do setor. A partir do próximo ano, todos os postos de saúde de Aracaju serão de responsabilidade da prefeitura e ninguém vai sair sem ser atendido ou pelo menos encaminhado a outro posto”, afirmou Déda.
Durante a solenidade, o prefeito falou também dos graves problemas sociais do Santa Maria e dos amplos projetos que a prefeitura já tem para melhorar as condições de moradia, saneamento básico e criação de emprego e renda. Além do prefeito e do secretário de saúde Rogério Carvalho, participaram também da inauguração o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a secretária da Fundat Conceição Vieira e o vereador Antônio Samarone.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.