[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Decreto nº 5.871, publicado no Diário Oficial da União no último dia 10 de agosto, autoriza os integrantes de guardas municipais (de cidades com mais de 50 mil habitantes) de todo o país a portarem armas de fogo devidamente registradas no âmbito de seus respectivos estados. A medida representa mais um fator de segurança para os profissionais, sobretudo no deslocamento antes e após realizarem a jornada de trabalho.

Para o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, major PM Eduardo Henrique dos Santos, a medida reforça o caráter de força auxiliar de Segurança Pública que a guarda já executa. “Em diversas ocorrências registradas na capital, a intervenção de guardiões municipais foi determinante para elucidar ou evitar ações criminosas, mesmo não envolvendo o patrimônio público municipal. Este papel está consolidado e a população já assimilou”, revela.

Ainda segundo o comandante, outra comprovação da eficácia da atuação das guardas municipais na prevenção de atividades ilícitas é a própria hostilidade demonstrada por organizações criminosas contra integrantes destas instituições. “Os fatos que estamos presenciando recentemente no Estado de São Paulo, onde membros de guardas municipais têm sido brutalmente atacados, revelam, para alguns segmentos que são contra a atuação das guardas, que os bandidos encaram os guardiões como inimigos sim, e isto acontece em todo o país”, afirma o comandante.

Capacitação

O major complementa informando que todo guardião recebe a instrução de Tiro no curso de formação, numa carga horária compatível com todas as forças de segurança do país para atribuições semelhantes. “Todos os nossos componentes recebem a capacitação específica e conhecem detalhadamente todos os dispositivos legais que regulamentam o porte e a posse de uma arma de fogo. Essa medida é um benefício para o correto desempenho profissional dos guardiões, garantindo-lhes um mecanismo de defesa após realizarem o serviço”, argumenta o comandante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.