[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o tema “Natal de Paz” a Prefeitura Municipal, através da Funcaju – Fundação Cultural Cidade de Aracaju –, está concluindo a decoração natalina da cidade que vai ficar totalmente pronta na próxima sexta-feira, dia 21. Além do presépio que já foi entregue, a prefeitura está fazendo os últimos ajustes na decoração de natal, que este ano ficou prejudicada devido ao racionamento de energia.
Já foram colocadas por toda a cidade nove árvores de natal. Os pontos escolhidos foram as praças Fausto Cardoso, General Valadão, as rótulas da Osvaldo Aranha, do DIA, do Orlando Dantas, ponte do Riomar, Arcos da Atalaia, cruzamento do aeroporto e Mosqueiro, cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a Saneamento. As árvores medem 5 metros e misturam vários elementos naturais, como a palha de coqueiro. Segundo o presidente da Funcaju, Francisco Santos, a idéia é misturar elementos da cultura regional do Nordeste com a realidade do nascimento de Jesus Cristo.
Além das árvores, uma equipe composta por 18 pessoas trabalha intensamente para terminar toda a decoração. Foram colocados também 10 presépios em forma de estrela em pontos específicos da capital. Elas podem ser vistas no Mirante da Praia Formosa, na rótula do DIA, na Tancredo Neves com o Hospital João Alves, na colina do Santo Antônio, na praça do 18 do Forte, na Visconde de Maracaju, na Passarela do Caranguejo (Atalaia), na rótula do DER, na Hermes Fontes com Desembargador Maynard e em frente à Prefeitura de Aracaju, na praça Olímpio Campos.
Segundo o artista plástico responsável pela decoração natalina, Fernando Cajueiro, as pessoas estão sentindo muita falta das luzes. “A iluminação natalina já fazia parte do imaginário popular e vai demorar um tempo até as pessoas se acostumarem com essa ausência. Mas com criatividade dá para fazer uma festa bonita”, afirma ao acrescentar que vem fazendo uma releitura, aproveitando os materiais já utilizados em outros natais e acrescentando elementos novos. “É uma forma de gastar menos usando a criatividade”, diz.
O aracajuano vem sentindo pouco a pouco que a cidade ganha novos contornos em praças, avenidas, pontos turísticos. Estrelas e cometas estão sendo colocados nos postes das principais avenidas da cidade. Quem vai do mercado, passando pela avenida Ivo do Prado, até o Iate Clube de Aracaju, vai se deparar com uma decoração belíssima. Além desses pontos, a 13 de Julho, a orla, os terminais de integração, a praça Ulisses Guimarães (Santos Dumont), praça da creche no Augusto Franco, a central do Bugio e a do Orlando Dantas estão recebendo esse tipo de decoração nos postes. “Uma das preocupações nossa e da Prefeitura de Aracaju é decorar a cidade em todos os pontos de Norte a Sul, porque entendemos que o Natal é para todos sem exceção”, enfatizou Fernando Cajueiro.

PROGRAMAÇÃO NATALINA
Uma vasta programação foi elaborada pela prefeitura para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. As atividades irão se concentrar na praça dos mercados próximo ao presépio. A abertura oficial aconteceu no dia 16 de dezembro com a instalação de um parque de diversão e a apresentação do Auto do Menino Deus.
Hoje, dia 18, às 18 horas, será realizado um Sarau Poético com temas natalinos. Os poetas, acompanhados por bandas de pífanos, flautas e violões, sairão da galeria Álvaro Santos em cortejo pelas ruas do Centro até os mercados. No dia seguinte será aberta a exposição Natal em Aracaju além do lançamento do livro “A Cor do Amor”, de Telma Costa. As solenidades acontecem no Mirante da 13 de Julho a partir das 18 horas.
No dia 20 vai ser realizada a 5ª Serenata Natalina de Aracaju às 16 horas. A grande atração será um coral de 300 vozes que sairá da praça de eventos do mercado e irá percorrer as ruas centrais da capital terminando na Fausto Cardoso, em frente à Catedral Metropolitana.
Grupos folclóricos se apresentarão no dia 21 na praça de eventos do mercado às 16 horas. A partir desse dia até o dia 30, sempre às 20 horas, acontece a apresentação do auto natalino, cujo cortejo percorrerá as áreas interna e externa dos mercados Thales Ferraz e Antônio Franco. A programação conta ainda com a apresentação de corais e grupos folclóricos. O encerramento acontece no dia 06 de janeiro, às 18 horas, com a apresentação de bandas de pífanos na praça de eventos do mercado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.