[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O evento promovido pelo Instituto Banese para reunir sugestões para a edição 2014 do Encontro Cultural de Laranjeiras lotou o auditório do Museu da Gente Sergipana. Dezenas de professores, pesquisadores e estudantes participaram da “Roda de conversa sobre o XXXIX Encontro Cultural de Laranjeiras”, que fez parte das programações do evento cultural “Agosto: Mês das Culturas da Gente”, promovidas pelo Instituto Banese para comemorar o Mês do Folclore no Museu da Gente.

O diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, fez a abertura da roda dizendo-se satisfeito por ver a casa cheia de pessoas que se interessam pela cultura sergipana. “Nossa proposta é realizarmos mensalmente rodas de conversa sobre patrimônio cultural e hoje escolhemos falar sobre o Encontro Cultural de Laranjeiras, que é o maior e mais importante festival de folclore de Sergipe e do Brasil”, afirmou Marcelo Rangel.

O secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, que mediou os debates, iniciou a conversa lembrando que o Encontro Cultural de Laranjeiras, em 2015, chegará à sua quadragésima edição. Em seguida a roda foi aberta ao público e várias pessoas falaram de suas experiências com a cultura sergipana e deram sugestões para o tema do Encontro de Laranjeiras de 2014.

“A realização desta roda mostra que o Museu da Gente Sergipana está cumprindo o seu papel social, envolvendo a comunidade e um grande grupo de pesquisadores e estudiosos com um tema importante como o Encontro Cultural de Laranjeiras”, afirmou a professora de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Verônica Nunes.

Além de Verônica, também participaram do encontro diversos pesquisadores e professores da UFS, Universidade Tiradentes e Faculdade Estácio/FASE, entre os quais a professora Beatriz Góis Dantas, referência em estudos sobre folclore. Outra participação expressiva foi a de um grupo de alunos do Colégio N. Sra. da Piedade, de Lagarto, que esteve no Museu especialmente para acompanhar a Roda de Conversa, uma realização do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana que contou com o apoio cultural do Café da Gente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.