[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Já na entrada da arena de shows do Verão Sergipe 2009 em Pirambu, o público é convidado a cuidar da integridade do próprio corpo com cuidados simples. Uma equipe do Programa Estadual de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) tem a meta de distribuir mais de sete mil preservativos durante os dois dias de evento na cidade, mas a perspectiva é de que as orientações atinjam muito mais gente.

“A receptividade das pessoas está crescendo a cada festa em que a Secretaria de Estado da Saúde [SES] faz esse mutirão. Agora não só os jovens, mas também os mais experientes buscam as camisinhas, que vêm em três numa bolsa à tira colo. E isso é importante, pois na abordagem eles perguntam muito mais e é nesse momento em que tiramos dúvidas de como utilizar a proteção como também outras formas de cuidar”, explica o representante do programa, Olívio Matias da Rocha.

Durante o trabalho, a equipe de prevenção às DST/SES atua em conjunto com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Pirambu. Essa parceria também se estende a outras frentes. Um posto médico completo foi montado na quadra da orla do município, onde está a arena do Verão Seripe. Lá atuam médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem de Pirambu e da SES, através do Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência (Samu-192 Sergipe).

Ao lado do posto, onde podem ser atendidos desde casos mais simples, duas bases fixas em contêineres e três ambulâncias do Samu ficam à disposição para uma eventual remoção de pacientes em situação mais delicada. “A aproximação entre a saúde do Estado e do Município está rendendo e deve render mais frutos, pois além de fortalecer o cuidado com a saúde das milhares de pessoas que estão aqui na sexta e no sábado, permite a troca de experiências entre os trabalhadores que estão aqui atuando”, explicou a médica Maryanne Tavares.

Ainda dentro do cronograma da SES no Verão Sergipe, a Coordenação de Vigilância Sanitária promove ações antes e durante todo o evento. Nos dias que antecederam as competições esportivas e as apresentações culturais e musicais, foi promovida uma capacitação dos 40 ambulantes que venderiam no local seus produtos, da mesma forma que é feito com os comerciantes dos bares e lanchonetes da arena de shows. ”Agora, enquanto as pessoas se divertem, fiscalizamos a condição de armazenamento, produção e venda de comidas e bebidas e reforçamos a orientação”, explicou a coordenadora da equipe Márcia Dantas Ferreira de Santana.

Novidade

Além das ambulâncias, o Samu 192 Sergipe conta com uma novidade durante o Verão Sergipe 2009. São dois dos quatro contêineres entregues pelo Governo do Estado na manhã da sexta-feira, 30, à SMS para atender ocorrências em situações especiais, como eventos de pequeno e médio porte e acidentes com múltiplas vítimas. Em Pirambu, um deles funciona como unidade móvel de estabilização e o outro, como postos móveis de comando.

Os dois módulos equipados como unidades móveis de estabilização dispõem de aparelhos como desfibrilador (reanimador), oxímetro de pulso (dispositivo que mede a quantidade de oxigênio no sangue), monitor, respirador artificial adulto e pediátrico, materiais de imobilização e demais equipamentos e medicamentos necessários para assistência aos pacientes. Cada unidade tem capacidade para acolher três pacientes ao mesmo tempo, seja com procedimentos de suporte básico ou avançado de vida. Os equipamentos adquiridos permitem ainda que os contêineres funcionem como Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os módulos dispõem de energia elétrica por gerador, caixa d’água, sanitários, sistema de rádio comunicação móvel e fixo, computadores, geladeiras, mesas, beliches, pias e ar condicionado, entre outros itens. A cada necessidade, os contêineres serão utilizados em dupla (uma unidade de estabilização e um posto de comando), o que vai permitir ao Samu Sergipe participar de dois eventos ao mesmo tempo. Assim como em Pirambu, esses módulos assistenciais poderão ser levados para qualquer lugar do estado, do litoral ao interior, basta existir a necessidade, através de um caminhão muque.

Na primeira etapa do Verão Sergipe, na Praia da Caueira, dois deles foram levados para o local do evento para serem expostos, mas um atendimento chegou a ser realizado na unidade de móvel estabilização. Neste fim de semana eles estão presentes na praia de Pirambu prontos para atender as possíveis ocorrências da segunda etapa do Verão Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.