[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Garantir um espaço no mercado de trabalho é um desafio cada vez mais difícil, que exige qualificação. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem realizando nos últimos cinco anos cursos em diversas áreas, todos no sentido de qualificar pessoas que estejam fora do mercado de trabalho ou que queiram fazer uma reciclagem. Através desses cursos, diversos jovens e adultos descobrem novas perspectivas de trabalho, além de adquirirem mais experiência profissional e desenvolverem a criatividade.

O mecânico Carlos Augusto Barbosa Santos, 32, encontrou nos cursos ofertados pela Fundat uma nova oportunidade de emprego. Segundo ele, soube dos cursos através de colegas que tinham feito outros e já estavam trabalhando nas áreas escolhidas. “Trabalhava como segurança em um supermercado há cinco anos. Assim como tantas outras pessoas, trabalhei porque precisava, mas não estava satisfeito. Aí resolvi mudar minha vida e tomei a iniciativa de me inscrever no curso de injeção eletrônica. Sempre quis fazer alguma coisa na área da mecânica”, comenta.

Segundo ele, quando fez a sua primeira inscrição na Fundat, em setembro do ano passado, o atendimento foi rápido e logo foi chamado para fazer o curso. ”Gostei tanto que fiz mais quatro cursos na área: mecânica industrial, eletricidade industrial, comandos elétricos e conversão veicular de gás. Isso abriu as portas para o novo emprego em uma concessionária de carros e motos, onde estou há nove meses. Agora sim, estou fazendo o que eu gosto e sou melhor remunerado”, diz Carlos Augusto.

“A Fundat é muito importante em minha vida. A partir desses cursos, redescobri que para entrar e não sair mais do mercado de trabalho é importante estar sempre se qualificando. Não pretendo mais parar, vou continuar fazendo outros cursos. Trabalho durante o dia, mas isso não é impedimento, pois à noite continuo estudando. Depois dos cursos mudei minha maneira de pensar. Sou casado e sempre incentivo minha esposa e meus amigos a fazerem ou cursos. São muitas opções e sempre tem algum que desperta o interesse”, comenta satisfeito o novo profissional.

De acordo com a coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Marta Rocha, foram inscritas no período de 13 a 17 de fevereiro, 6.100 pessoas, sendo que 1.500 já iniciaram seus cursos. “Além dos cursos oferecidos na sede da Fundat, as pessoas podem fazer as inscrições nas instalações da Fundação no Santa Maria e na Coroa do Meio, onde a PMA desenvolve um trabalho de qualificação técnico-social, juntamente com o Senai e Senac”, acrescenta a coordenadora.

Informações: Sede da Fundat (Rua Pacatuba, 104) / (79) 3179-1331 / 3179-1334.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.