[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade a seus projetos de valorização do servidor, prioridade na administração do prefeito Marcelo Déda, a Empresa de Serviços Urbanos – Emsurb – iniciou desde a última semana seu segundo ciclo de capacitação profissional para cerca de 600 funcionários, trabalho que vem sendo realizado desde maio e segue até dezembro. Em parceria com a Lumiar, empresa de consultoria gerenciada por Anselmo Alves e Izamar Soares, consultores do Sebrae, a Emsurb está oferecendo os cursos de Motivação e Produtividade, Qualidade e Excelência no Atendimento e Gestão de Pessoas.
Inicialmente voltado para os garis e serventes, o curso de Motivação e Produtividade, com carga horária semanal de 15 horas, vem revolucionando o trabalho da Emsurb. De acordo com o consultor responsável pelo curso, Anselmo Alves, a atual gestão da empresa está quebrando paradigmas ao oferecer treinamento aos garis e serventes, profissionais que raramente são treinados e sofrem o estigma de trabalharem com o lixo.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o trabalho de capacitação deve ser contínuo e é uma das principais metas da PMA. “A sociedade tende a depreciar o trabalho do gari, embora eles sejam fundamentais na organização da cidade. O pessoal inicia o curso completamente desmotivado, sem auto-estima, e nosso objetivo é buscar nesses profissionais o que eles têm de melhor, explicando a importância de seu trabalho de modo a fazer com eles entendam a dimensão de seu papel social”, diz.
O segundo ciclo de treinamento ainda está dando enfoque à motivação. São 60 profissionais treinados por etapas através de dinâmicas de grupo e jogos de empresa cujo objetivo é melhorar o relacionamento interpessoal dos profissionais, investindo, inicialmente, na valorização pessoal e do trabalho.
“O forte do curso é mesmo o trabalho de motivação, etapa inicial em que a gente aprende a ganhar a confiança do pessoal. Tudo é feito de modo muito lúdico a fim de que eles se sintam à vontade para contar experiências e histórias de vida. Os cursos de Excelência no Atendimento e Gestão de pessoas só fazem sentido após este ciclo”, declara Anselmo Alves.
Os resultados do trabalho já começam a aparecer. De acordo com Anselmo, sempre que encerram o grupo os profissionais se sentem mais fortalecidos e demonstram vontade em se qualificar melhor, o que contribui para que eles realizem melhor seu trabalho. “Nós da Lumiar ficamos encantados com a iniciativa da Emsurb, percebemos que é, de fato, uma gestão diferenciada, preocupada com a pessoa que antecede o profissional”, conclui Anselmo.
As oficinas estão sendo realizadas no shopping Riomar, numa sala para 200 pessoas, em turnos alternados de 3 horas diárias. Hoje, dia 22, 90 funcionários vão receber seus certificados de treinamento em Motivação e Produtividade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.