[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Conceitos, aspectos epidemiológicos, avaliação de risco e legislação foram alguns dos temas abordados durante o curso ‘Noções Básicas para Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde’, encerrado na última terça-feira, 22. A capacitação reuniu cerca de 60 participantes, entre técnicos, enfermeiros, diretores e coordenadores de serviços da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, entre outras unidades.
 
O diretor-geral da Fundação Parreiras Horta, Roberto Gurgel, ressaltou que o curso surgiu diante da necessidade de implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRS) da FSPH. “O curso representa um ganho importante para todas as instituições de saúde do Governo do Estado que implantaram o serviço de gestão de resíduos em suas unidades. A capacitação atende à regulamentação do Ministério da Saúde e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, explicou.
 
Durante o curso, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre questões relacionadas à legislação específica. “A capacitação foi formatada para capacitar os profissionais e sensibilizá-los sobre a importância da correta da destinação dos resíduos, além de informá-los sobre a legislação vigente”, disse Danielle Nery de Oliveira, assessora de Qualidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e ministrante do curso.
 
Avaliação
 
Para Patrícia Ribeiro Barroso, assessora da Gerência de Resíduos da Fundação Parreira Horta, o curso é uma forma de despertar para a importância da aplicação das práticas de separação de resíduos de saúde. “Muitos dos resíduos produzidos pela saúde precisam passar por um processo de desinfecção, antes de serem despejados”, acrescentou.
 
“A saúde de forma geral produz lixo que precisa de tratamento especial. A capacitação fornece mais conhecimentos para tratar de um tema importante, que está relacionado à sobrevivência do planeta”, destacou Ana Elizabeth Cruz Monteiro, do Núcleo de Educação Permanente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
 
A diretora administrativa do Huse, Cristiane Prado Menezes, relatou que a unidade hospitalar já trabalha com uma nova concepção de abrigo destinado a resíduos sólidos de saúde. “O curso consolida tudo que os profissionais do hospital vêm realizando nos quesitos gerenciamento, higienização e treinamento”, pontuou.
 
A capacitação, que começou na segunda-feira, 21, também abordou os seguintes temas: normas técnicas; classificação e manejo segundo RDC 306; geração, segregação, acondicionamento e manuseio; coleta interna, transporte interno; armazenamento; e equipamento de segurança.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.