Curso de técnicas de vendas oferecido pela Fundat forma empreendedores no bairro Santa Maria
“Precisamos acabar com esse estigma que o Santa Maria é violento. Hoje, a gente tem uma estrutura que muitos municípios sergipanos não têm. Uma escola modelo, posto de saúde, farmácias, cursos profissionalizantes e outros benefícios”, afirmou a treinanda Lucy Silva de Melo.
O treinamento foi ministrado na Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santa Maria, situada na Rua B-6, nº 1, Conjunto Valadares. A realização do curso estava inserida no Projeto de Trabalho Técnico Social, resultado de parceria firmada entre a Fundat e a Petrobrás. Nos locais onde são realizadas obras, paralelamente é desenvolvido o Projeto. Equipes de assistentes sociais da Fundat estão presentes no Santa Maria. Os grupos fazem visitas domiciliares, atendimentos, eventos de mobilização, palestras, oficinas, formação de grupos de trabalho e cursos de capacitação.
O curso de Técnicas de vendas e negociação contou com uma turma de 20 alunos, bastante diversificada no que concerne à faixa etária – de 16 a 45 anos de idade. O treinamento foi ministrado pelo professor paranaense Maurício Grubisik, que concentra experiência como instrutor há 20 anos, fazendo, inclusive, palestras para profissionais de multinacionais.
De acordo com Grubisik, a experiência vem sendo bastante compensadora. “Eu e a turma mantivemos um intercâmbio bastante saudável. Como ser humano me sinto feliz em estar dando a minha parcela de contribuição para a formação profissional de moradores do bairro Santa Maria”, comentou, acrescentando que o interesse dos alunos é grande. “A diferença entre essa turma e grupos de empresas está na vontade destes treinandos em querer crescer, produzir, passar a ter ou melhorar a renda e, sobremaneira, ter uma vida mais digna”, completou.
No que diz respeito à importância do curso de Técnicas de vendas e negociação, o instrutor lembrou que é muito importante. “Na realidade, todos nós precisamos nos vender porque somos um produto para o mercado e, se não tivermos qualidade, não atenderemos ao mercado. A qualidade faz a diferença”, destacou.
Capacitação e trabalho
Lucy Silva de Melo, 24 anos e mãe de três filhos, é artesã e confecciona diversos produtos, a exemplo de bijuterias, roupas e outros, além de desenvolver a atividade de cabeleireira. “Já que eu comercializo o que produzo, é importante saber conversar, como me dirigir ao cliente. Quer dizer, ter técnica para vender”, avaliou.
Ela esclareceu que pretende deixar a vida de ‘sacoleira’ e, como reflexo do curso, pretende montar o seu próprio negócio. Segundo a artesã, ainda esta semana ela fará contato com os técnicos da Fundat, ligados ao Credpovo. “Não vou perder essa oportunidade”, garantiu.
A artesã elogiou o instrutor do curso, bem como as ações desenvolvidas pela Prefeitura naquele bairro. “Muita gente discrimina o nosso bairro, mas a estrutura que nós temos, muitos bairros de Aracaju e até municípios de Sergipe, não têm”, esclareceu, comentando que o Santa Maria tem uma escola de causar inveja; que tem uma unidade que promove a capacitação dos moradores e ainda vários serviços que beneficiam a comunidade.
Martiana Maria da Silva Alves, 25 anos, mãe de um filho, disse que o treinamento irá enriquecer o seu currículo e ainda, irá ajudá-la na atividade que desenvolve. “O instrutor elevou a nossa auto-estima e realmente estou disposta a começar o meu negócio”, disse.
Aloysio Costa Santos, 37 anos, é supervisor de manutenção e produção, atividade desenvolvida na área têxtil. De acordo com ele, deseja investir na comercialização de roupas e que, para tanto, o treinamento o ensinou as técnicas necessárias. Ele também está iniciando os contatos com a Fundat para verificar qual a linha de financiamento que irá optar. “Com fé em Deus serei dono do meu próprio negócio”, falou confiante.
O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, esclareceu que as equipes que integram o órgão estão se voltando para promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos. “É prioridade, na administração do prefeito Edvaldo Nogueira a qualificação profissional e nós não mediremos esforços para promover a inclusão social”, assegurou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]