[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois de dois meses e um total de 70 horas/aula, 120 cidadãos receberam os certificados do curso de informática básica em solenidade realizada ontem, dia 23, na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Santos Dumont. Somente este ano, 1.039 pessoas já foram qualificadas na área de informática. No total, são 2.271 homens e mulheres capacitados nos 28 cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
Na administração do prefeito Marcelo Déda, a qualificação profissional é uma das prioridades. Além de informática básica e avançada, a Fundat oferece cursos de corte e costura, eletricista, carpinteiro, pedreiro, padeiro, artesanato, atendimento ao público, língua espanhola e outros que têm como objetivo preparar o cidadão para a inserção no mercado de trabalho.
A estudante Daiane Santos Conceição, 17 anos, recebeu entusiasmada seu certificado de informática básica e espera também fazer o curso avançado. “Desejo trabalhar na área de computação, e quem sabe um dia tornar-me uma professora de informática”, sonha Daiane.
O instrutor Paulo Sérgio dos Santos, que ministrou aulas para algumas turmas, acredita que uma boa parcela dos treinandos será absorvida em empresas. “Com toda tecnologia presente no mercado, é de fundamental importância o conhecimento da informática”.
Segundo o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, o curso de informática é o mais procurado. “A fundação também trabalha em parcerias, principalmente junto às associações de moradores que tenham os computadores. A gente envia os instrutores, bem como todo o material necessário”.
Além da Unidade de Qualificação Profissional do Santos Dumont, a Fundat gerencia outras quatro, localizadas nos bairros Santa Maria, Porto Dantas, Centro e Coroa do Meio. A fundação mantém também uma padaria-escola no bairro Suissa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.