[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) dá continuidade ao III Módulo do curso de capacitação de Formação Básica para Educadores Sociais de Rua, que teve início na manhã de ontem e prossegue até esta sexta-feira. O curso é direcionado aos educadores sociais que atuam no Projeto Criança Cidadã e na Casa de Passagem, projetos executados pela Prefeitura de Aracaju por meio da Semasc.

O curso está sendo ministrado pelo facilitador Robson Anselmo, que faz uma reflexão sobre a política de assistência executada no país. Ele acredita que a política de assistência no Brasil apresentou avanços significativos, mas reconhece a necessidade de combater o mero assistencialismo e o favoritismo em todo o território nacional. “Hoje temos um processo em andamento para que a política de assistência social se estabeleça com algo constante na prática dos gestores públicos, como também na vida das pessoas que dessa política precisa”, avalia.

Para Robson Anselmo, que é ex-dirigente do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua em Sergipe, a política de assistência executada pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Semasc apresenta pontos positivos, especialmente em se tratando de liberação de recursos. “Até meados dos anos 1999 a 2000 o financiamento da assistência social do município era quase que 100% de recursos oriundos do Governo Federal, hoje esta situação começa a ser alterada”, diz. “O município já faz investimentos com recursos próprios”, explica.

Para Robson, outro ponto importante na política de assistência do município está na concepção democrática tendo na sociedade civil um grande parceiro na execução da política pública. “A sociedade civil passou a ser convocada para construir junto com o poder público a política de assistência”, observa. “Só neste ano já ocorreram uma serie de cursos de capacitações, discutindo com vários segmentos a formulação das políticas, com o indicativo de que o poder público não se sente dono da política, mas se comporta também como um ator”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.