[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todos os anos, no período que antecede o verão e durante a estação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Controle da Dengue intensifica as ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue. Isso porque o calor com uma temperatura média acima dos 27ºC e a umidade das chuvas espaças típicas dessa estação proporcionam o clima ideal para a eclosão dos ovos, aumentando as chances de proliferação da doença.

De acordo com a coordenadora do Programa, Sidnei Sá, durante esse período as atenções precisam ser redobradas, além do acompanhamento diário por parte dos agentes comunitários de saúde que desenvolvem trabalhos através de visitas de rotina. Nas visitas são desenvolvidas também ações educativas envolvendo orientação preventiva e de controle da doença e ainda do tratamento químico e mecânico dos criadouros de larvas. Além disso, a comunicação com as Unidades de Saúde da Família é de extrema importância.

“São as unidades que fazem as notificações e é através dos dados recebidos que elaboramos um trabalho direcionado nos principais focos, inclusive o agente vai até a residência do usuário para verificar a existência de criadouros”, explica Sidnei.

Mas não é apenas o setor público responsável pelo combate ao mosquito. Atitudes muito simples em parceria com a sociedade podem colaborar para a diminuição da infestação. A coordenadora explica que um simples tanque de lavar roupa pode ser um criadouro em potencial e ainda acrescenta que o acúmulo de lixo também é um fator de risco. “A população precisa se conscientizar do seu papel”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.