Crianças e adolescentes do OP Mirim participam de evento sobre a importância da leitura
Para o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, este tipo de iniciativa ajuda a despertar consciências, desenvolver cidadãos e ampliar horizontes. Tudo isso favorece a participação e inserção dos jovens. “Essa criançada só precisa de oportunidade para se revelar. Eu acho que a gente tem que proporcionar espaço para que elas demonstrem que têm potencial. E elas têm uma vocação muito grande para aprender, sonhar e querer, de alguma forma, transformar a realidade. Para isso é necessário desenvolver conhecimentos, o que é possível através dos livros”, acredita.
As atividades, realizadas mensalmente sobre temas diferentes, são voltadas às crianças e adolescentes que participam do Orçamento Participativo (OP) Mirim. Cada bairro é representado por um menino ou uma menina, escolhido durante as plenárias do OP. Mas, segundo a coordenadora do OP Mirim, Priscila Brasil, outros públicos da mesma faixa etária também aproveitam a programação. “Na sexta-feira, crianças da comunidade se aproximaram com curiosidade e acabaram participando das atividades, juntamente com as crianças do OP Mirim”, conta.
“Eles ficaram bastante satisfeitos, até porque muitos não têm a oportunidade de ter acesso aos livros. Este mês o tema é reciclagem. Vamos fazer uma parceria com a Emsurb e visitar a Care, no bairro Santa Maria”, antecipa a coordenadora. Na oportunidade, serão entregues diplomas às crianças e adolescente eleitos simbolicamente prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara e vereador mirim.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]