[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Túneis e baldes inutilizados ganham função de instrumentos de percussão nas mãos dos aprendizes Lidiane Vicente Santos, 14, e Célia Rosa Pinto, 16. Coordenadas pelo professor Gleverton Santos Pereira, as aulas de percussão compõem a série de atividades desenvolvidas pelo Projeto Recriando Caminhos. “Trabalho a coordenação motora, audição, a percepção dos sons e um pouco do social para que elas se conscientizem do papel deles na sociedade”, diz Gleverton, que há um ano participa do projeto.

Materiais reciclados também se transformam em verdadeiros instrumentos percussionistas, produzindo sons que acompanham as batidas do coração de quem assiste ao ensaio e proporcionam alegrias que transparecem no doce sorriso de uma criança. “Utilizamos instrumentos reciclados baseados no que é percussão, desde uma caixinha de fósforo até um túnel. Bateu, fez som, é percussão”, declara o professor.

Já para as amigas Célia e Lidiane, as aulas de percussão proporcionam acima de tudo prazer e diversão, além do aprendizado de comportamento social inerente a todas as ações realizadas pelo projeto. “Aqui desenvolvemos nossa criatividade em produzir som em qualquer coisa. É muito legal e interessante participar desta oficina”, afirma Célia.

Além das oficinas de percussão, o projeto oferece ainda, dança, ginástica rítmica, teatro, coral, flauta, capoeira e reforço escolar, onde os integrantes também desenvolvem o hábito de ler, através do Baú de Leitura. Esta oficina visa incentivar a leitura e possibilitar a conscientização social de cada um que participa da atividade educativa.

AMPLIANDO ESPAÇOS:

Funcionando desde o dia 14 de abril no Campo do Confiança, bairro industrial, o projeto procurou ampliar o espaço para a melhor aplicação de suas ações sociais. São mais de 300 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, residentes no bairro Santa Maria que, inseridas no Projeto Recriando Caminhos, comparecem ao local para a execução das atividades educacionais que visam proporcionar cidadania aos integrantes.

Segundo Rute Ramos, sub-coordenadora do projeto, os resultados estão sendo positivos, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos pelo projeto. “A prioridade, é que essas crianças e adolescentes fiquem distante do trabalho infantil, que tenham direito à educação e ao lazer. E hoje, já podemos perceber o avanço nas escolas e muitos já saíram do trabalho infantil”, afirma.

SOBRE O RECRIANDO CAMINHOS:

Criado pela Ong Missão Criança Aracaju em parceria firmada com a Petrobrás, o Unicef, a Torre Empreendimentos e contando com o apoio da Prefeitura de Aracaju, mostrando assim, a responsabilidade social da atual administração para com a sociedade, o projeto desenvolve ações que visam combater a exclusão social e garantir os direitos de acesso à arte, ao esporte, à cultura e ao lazer, às crianças e adolescentes que sofrem a exploração do trabalho infantil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.