[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje é o Dia do Idoso. E, para comemorar esse dia tão especial, 40 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), aproveitaram a oportunidade para homenagear os idosos que residem no Same – Serviço de Assistência e Movimento de Educação -, localizado no bairro Industrial.

O momento foi de integração, alegria e solidariedade. Com sorrisos estampados, os idosos retribuíram o carinho e o afeto que receberam de toda garotada, que resolveram proporcionar uma manhã diferente aos idosos. No Same, o grupo participou de atividades recreativas e lúdicas para comemorar a data dedicada ao idoso e também às crianças, já que em 27 de setembro também se festeja o Dia de Cosme e Damião.

As crianças e adolescentes fizeram lindas apresentações culturais, dando verdadeiro show de capoeira, maculelê e puxada de rede, que retratam a história da cultura afro-brasileira. Os idosos, encantados com as apresentações, também entraram no ritmo e aplaudiam cada apresentação. A idosa Maria Ambrozina foi uma que não perdeu tempo e entrou no ritmo da capoeira com o mestre e educador social, Antônio Paulo de Souza. Juntos, eles dançaram na mesma sintonia. “Estou adorando isso aqui. Estou até dançando e é por isso que eu gosto quando essas crianças vêm aqui porque a gente fica feliz e também dança com eles”, complementa ela.

Maria Bernadete de Jesus, 70, também achou maravilhoso o encontro e revela que adora esse trabalho da Semasc. “Se tivesse todo dia era uma benção”, brinca. “Tudo que a Semasc faz é maravilhoso porque só faz alegrar mais o nosso dia, pois ficamos sem fazer nada e agora a gente está se divertindo com essas apresentações lindas desses garotos”, comenta.

A educadora social Sônia Virginia dos Santos, que acompanhou a garotada durante a visita ao Same, destaca a importância dessa integração social. “Estamos trazendo um dia de alegria a esses idosos e também uma experiência de vida a essas crianças e adolescentes, para que todas elas conheçam a realidade de vida deles e aprendam a respeitar e a ajudar o próximo. Até porque trabalhamos isso nas oficinas sócio-educativas nos projetos sociais da Semasc”, observa.

A visita levou conscientização e ensinamentos à garotada. “Foi bom vir aqui porque eu não conhecia esse local e nem sabia que morava esses idosos. Eu estou feliz porque eu sei que eles também estão”, revela Ítalo Santos Lima, de apenas nove anos. “O Projeto sempre leva a gente a esses lugares diferentes e é muito bom porque a gente aprende mais, além de aprender no Projeto com o Baú de Leitura, com a Capoeira e outras coisas”, diz.

Para André Santana Santos, 15, a visita foi maravilhosa. “Para nós e para os idosos porque eles ficam felizes e a gente mostra nosso trabalho que aprendemos no Programa”, justifica. “Eu mesmo, se não tivesse entrado no Peti, eu estava na rua essa hora trabalhando, pegando carrego e agora eu estou aprendendo aqui como deve respeitar esses idosos, porque mais tarde a gente também pode ficar aqui, do mesmo jeito”, diz André, bem consciente. Augusto Santos da Silva, 13, quer repetir a visita. “Foi muito bom. Espero que a gente venha de novo. Eu percebi que eles ficaram muito alegres com a nossa visita e isso me fez bem. Mostramos o que a gente aprende também e isso é legal”, observa.

As crianças e adolescentes são atendidas pela Semasc, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), com atividades dentro da jornada ampliada realizadas no Centro de Referência de Assistência Social Pedro Averan, no bairro Manuel Preto, onde são desenvolvidas atividades sócio-educativas através das Oficinas de Teatro, Dança, Artesanato, Capoeira e Baú de Leitura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.