[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp), proporcionará às crianças do OP Mirim muita diversão e conhecimento sobre o Carnaval no próximo dia 9, a partir das 15 horas, na Escola Municipal Freitas Brandão. Esta ação faz parte de um projeto da Sepp que tem como objetivo promover atividades lúdicas de acordo com as datas comemorativas de cada mês durante todo o ano de 2007.

Primeiramente será promovida uma palestra sobre o Carnaval, proferida pelo estagiário da Sepp Mesalas Ferreira Santos, que já desenvolveu trabalhos na área e é bacharel em Ciências Sociais pela UFS. A palestra tratará de curiosidades carnavalescas, origens das marchinhas, por onde tudo começou, bloco do Zé Pereira, festas em clubes carnavalescos, festas no interior e na capital, além do Pré-Caju, que é o evento grandioso nesse período na cidade. O espaço onde será realizado o evento é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Após a palestra haverá o baile de máscaras, quando as crianças estarão fantasiadas, curtindo a música e recebendo lanches. Todas elas terão transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura para levá-las à festa e depois de volta para casa. Com este evento, as 22 crianças do OP Mirim, com faixa etária entre 7 e 14 anos, poderão conhecer a história do Carnaval e valorizar a tradição carnavalesca como expressão da cultura popular brasileira.

De acordo com a coordenadora do OP Mirim, Priscila Brasil, o objetivo desse projeto é possibilitar às crianças situações educativas e debates sobre diferentes temas, visando um trabalho pedagógico voltado para o estímulo às pesquisas e também à interdisciplinaridade na construção do conhecimento. “Iremos trabalhar também movimentos corporais, atividades lúdicas, recreativas e psicomotoras, tudo para aprimorar a aprendizagem das crianças. Temos que trabalhar cada vez mais a motivação e despertar sempre interesses por termos educativos nas crianças”, afirmou.

A metodologia empregada pelo projeto OP Mirim, que levará conhecimento e sociabilidade para as crianças e os adolescentes, adota como pressuposto básico a participação, o desenvolvimento da reflexão crítica, o estímulo à criatividade e à iniciativa. Para o secretário extraordinário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, o OP Mirim está indo muito bem. “O OP Mirim é muito importante. A gente precisa dar perspectiva de cidadania à criançada, e eles estão absorvendo bem a idéia. Além disso, o trabalho em equipe da Sepp está sendo maravilhoso”, disse.

Novos projetos

Segundo o secretário, a equipe da Sepp já está elaborando um novo projeto para trabalhar atividades com a terceira idade. “Existe um contingente de pessoas com experiência, mas com desgaste de vários tipos. É preciso que o serviço público chegue até a elas de forma particular, diferenciada. A Prefeitura já tem um trabalho magnífico com esse pessoal, mas sentimos a necessidade de criar um OP próprio para a terceira idade, até porque eles têm uma demanda específica”, explica.

“Muitas vezes o pessoal da terceira idade não tem meio de locomoção própria. Então temos que chegar até a eles. Com a implementação desse projeto, vai ser um ganho muito grande na administração do prefeito Edvaldo Nogueira. Como já trabalhamos a capital como um todo, damos um caráter particular ao OP Mirim, abrindo espaço para demandas da juventude, vamos agora olhar o lado humano da cidade. Iremos dar a contribuição que nosso administrador merece”, garante Rômulo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.