Crianças do OP Mirim se reúnem para gravação das eleições
Com o objetivo de engajar as crianças no processo do orçamento participativo, despertando nelas o desejo de viverem numa cidade com melhor qualidade de vida, o OP mirim também faz desenvolver a cidadania desde a infância, com representação lúdica de seus direitos e deveres.
Os 22 candidatos mirins descobriram, a partir da presença nas plenárias dos bairros, levadas pelos pais ou responsáveis, vocação para a política. Depois de gravadas as propostas, o vídeo será exibido em uma escola do município (a ser definida), onde um grupo de alunos escolherá, através de votação, o candidato que melhor perfil tiver para ser prefeito e vice-prefeito mirins.
De acordo com a coordenadora do OP mirim, Priscila Brasil, uma semana antes do Dia das Crianças, 12 de outubro, será a eleição dos candidatos, e durante a programação da semana da criança, que acontece de 9 a 12 de outubro, as autoridades mirins visitam a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), onde serão recepcionados pelo prefeito Edvaldo Nogueira.
No dia 12 de outubro acontece a posse simbólica, encerrando a semana da criança. Na ocasião, as autoridades mirins recebem a chave da cidade das mãos do Prefeito de Aracaju.
Para Juliana Santos, 12 anos, vice-prefeita mirim, tudo começou a partir do momento em que foi assistir as plenárias junto com seus pais, que acontece paralela à das crianças. “Me chamaram para participar das eleições, gostei da idéia e estou aqui. Agora quero ser prefeita”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças do OP Mirim se reúnem para gravação das eleições – Fotos: Silvio Rocha