[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As comemorações pelo aniversário da cidade de Aracaju (17 de março) já foram iniciadas na Escola Municipal de Ensino Infantil José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos. Os alunos, professores e coordenadores estiveram nesta manhã, 2, na Colina do Santo Antônio, desenvolvendo a primeira atividade do Projeto Aracaju, meu pedacinho de chão, que tem como objetivo apresentar uma ampla visão geográfica do território aracajuano e principalmente, despertar nas crianças o amor à cidade em que habitam.

As crianças observaram a paisagem e com o auxílio dos professores localizaram prédios, alguns pontos turísticos do Estado, como o município de Barra dos Coqueiros, além de locais importantes para a capital, a exemplo da avenida João Ribeiro e do Rio Sergipe. A garotada ouviu e cantou músicas que falam da cidade de Aracaju. “Desde cedo a criancinha deve ser estimulada com alegria a realizar descobertas no ambiente em que vive para que o valorize. Isso fará com que no futuro, as crianças se tornem cidadãos conscientes do seu papel de preservar os patrimônios, e de contribuir para o progresso da cidade”, afirmou a coordenadora geral do projeto, Maria Vilma F. Feitosa.

Durante todo o dia de ontem foram desenvolvidas na escola atividades preliminares, como a apresentação de fantoches, que ensinaram aos alunos a história que marca o processo de formação do município. Eles também obtiveram informações sobre os principais pontos turísticos, bairros e locais onde há maior circulação de pessoas, como o Mercado Municipal e a Orla de Atalaia. Para a surpresa dos coordenadores as crianças desenvolveram rapidamente uma série de cartazes com desenhos de paisagens e sob orientação dos professores, construíram painéis com frases do tipo “Eu amo Aracaju”, e “Aracaju, a cidade do meu coração”. Os cartazes foram expostos na Colina antes da breve visita que fizeram à Igreja de Santo Antônio.

Geografia regional
O programa promete inovações no aprendizado da Geografia Regional no âmbito da educação infantil no município, enaltece a cultura e os costumes locais. “Já temos em andamento vários materiais pedagógicos que priorizam o amor à cidade, que foram agilizados em função da grande necessidade de levar conhecimentos deste tipo aos nossos alunos”, destacou a coordenadora pedagógica Marli Cecy de Araújo. Marli salientou que apesar de quase 100% das crianças serem aracajuanas, poucas conhecem locais comuns, a exemplo da praia de Atalaia.

As atividades do projeto Aracaju, meu pedacinho de chão serão realizadas durante toda a semana, só que nas salas de aula, onde estudantes e professores confeccionarão confetes e darão destaque às danças tradicionais e comidas típicas da região. Essas ações serão apresentadas aos pais e à comunidade do bairro Siqueira Campos no dia 16, quando também exibirão as maquetes confeccionadas e todo o material construído durante as atividades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.