[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais de 230 crianças, de zero a seis anos de idade, são assistidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Monsenhor João Moreira Lima, que atua como creche-escola no bairro Lamarão. A partir das 6 horas da manhã, quando elas começam a chegar até às 17 horas quando saem, recebem todo o cuidado necessário, tanto nas aulas quanto no dia-a-dia das 47 mais novas atendidas pela creche.

Além das salas de aula, a unidade é dotada de um berçário com 30 berços, de cozinha onde são preparados os alimentos dos alunos, refeitório, lavanderia com máquina de lavar para atender o berçário e banheiros para o cuidadoso banho. De acordo com a coordenadora geral Maria José Andrade Galdino, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fornece todo o suporte para atender as necessidades básicas, como fraudas descartáveis, shampoo e condicionador, talco e até mesmo colônia.

“As crianças chegam aqui do modo que acordam, nós acolhemos, damos banho, trocamos de roupa e alimentamos”, informou Maria José. Para manter todo o serviço em ordem, uma equipe de 21 pessoas, entre assistentes de creche da área de pedagogia, professores, estagiários, serventes e auxiliares administrativos e de serviços gerais, trabalha com afinco nos dois atendimentos. “A nossa equipe de assistentes é muito boa”, garantiu Maria José.

Rotina diária
A rotina da creche-escola começa com o acolhimento, que acontece entre seis da manhã e 6h30. Às 7h15 é servido o café da manhã. “Ao mesmo tempo e de acordo com o cardápio do dia, são servidas as mamadeiras do berçário. O lanche é variado, sortido com frutas, pão, sopa, arroz doce, sucos”, completa a coordenadora. Depois das 9 horas acontece o lanche, às 10 horas é o banho e o almoço às 11 horas.

No período da tarde as etapas a partir do lanhe se repetem até o jantar às 16 horas. Os alunos da pré-escola começam a chegar para a aula às 7 horas. São três turmas para cada turno, que participam de atividades extra-classe, como visitas à comunidade, praças, etc. Hoje, por exemplo, uma turma foi conhecer o oceanário de Aracaju e os ingressos foram pagos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Parceria
Segundo a coordenadora da escola, a SMS é parceira da Secretaria Municipal de Educação e oferece o atendimento médico mensal para todas as crianças da creche. No caso da pré-escola, é oferecido o tratamento odontológico. Além disso, crianças que apresentavam problemas como escabiose e pediculose receberam o tratamento com os produtos específicos, como pomadas para assaduras, entre outros.

“Todas as atividades constam da nossa proposta pedagógica, direcionada para atender crianças de zero a seis anos de idade dentro dos aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos, filosóficos e sócio-históricos culturais de acordo com os referenciais curriculares. Na prática isso significa educação e desenvolvimento da história de vida da criança”, explicou a coordenadora geral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.