[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Demonstrações de civismo e amor à pátria marcaram a abertura oficial da Semana da Pátria, com a 74ª Corrida do Fogo Simbólico. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1º, na praça Fausto Cardoso, e reuniu autoridades do governo do Estado, militares, educadores e alunos. O ponto culminante das comemorações alusivas à Independência do Brasil ocorrerá na próxima quarta-feira, 7, com o desfile cívico-militar na avenida Barão de Maruim.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Mercosul, pelo coronel Jeferson Hernandes;  do Brasil, pela secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Araújo; de Sergipe, pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, e a de Aracaju, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Emanuel Nascimento. Durante o ato solene foi executado o Hino Nacional Brasileiro, que também foi interpretado na Língua Brasileira de Sinais, pelo grupo Mãos que Falam, composto por alunos do Colégio Estadual 11 de Agosto.

A tocha com o fogo simbólico saiu da Ponte do Imperador e foi conduzida inicialmente por Gilson dos Santos Junior, estudante do Colégio Estadual Presidente Médici. “É uma honra homenagear meu país”, afirmou o aluno.  A corrida seguiu ao longo da travessa José de Faro, praça Olímpio Campos, travessa Benjamin Constant, retornando à praça Fausto Cardoso.

Na praça Fausto Cardoso, a estudante do Centro de Educação Especial João Cardoso Nascimento Junior, Raiane Larissa Santos, que é cadeirante, e Hugo Fernandes Nunes, aluno do Colégio Estadual Presidente Médici, entregaram a tocha à secretária adjunta, professora Hortência Araújo, que fez o acendimento da pira.

“A abertura da Semana da Pátria é uma demonstração de civismo importante e não deve se restringir às solenidades e às saudações aos Símbolos Nacionais. O civismo é um sentimento que deve permear todos os nossos atos, pois a atitude cívica é uma atitude cidadã”, declarou a professora Hortência.

A secretária acrescentou também que a melhor demonstração de civismo é proporcionar à sociedade uma educação de qualidade e eficaz. “Para nós que fazemos a educação, honrar o compromisso com a melhoria da qualidade de ensino é um ato patriótico. O tema da Semana da Pátria – Sergipe pela Educação: Inclusão e Cidadania – Ser diferente é ser normal” – não poderia ter sido melhor, pois a educação inclusiva está sempre em pauta nas discussões no estado e no país”, finalizou a secretária.

Fogo Simbólico

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja  descoberta deu início à evolução do homem. Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.
 
Semana da Pátria

As comemorações alusivas à Semana da Pátria culminarão no dia de 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, com os desfiles cívico e militar na avenida Barão de Maruim. O desfile terá início com a Parada Militar e prosseguirá com a participação de 20 escolas estaduais, representando as unidades de ensino situadas em Aracaju, seis escolas particulares e uma escola federal. A Escola Estadual Professora Neide Mesquita representará as escolas situadas nos municípios da grande Aracaju, e a Corporação Musical do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas representará as escolas da região de Lagarto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.