[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade ao trabalho do último dia 4, quando foi feita uma avaliação da aprendizagem, coordenadores, suportes pedagógicos e professores de 4ª a 8ª série se reuniram na manhã de hoje, terça-feira, para participar mais uma vez do Programa Horas de Estudo.

A reunião, que aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, discutiu formas de melhorar o desempenho na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como um todo.

Durante três horas, a ministrante do período da manhã, a professora Marilene Cruz Nascimento, fez uma análise de como se apropriar, analisar e utilizar os dados das escolas para alcançar melhores resultados. Dessa forma, os coordenadores terão subsídios de como devem desenvolver as suas atividades nas unidades escolares onde atuam.

Após a exposição oral, a professora promoveu um debate muito participativo no qual os presentes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas. “Meu objetivo é promover um esclarecimento sobre a utilização dos resultados do Prova Brasil. Isso vai facilitar a compreensão do processo para um diagnóstico da realidade de cada escola com a possibilidade de intervenção”, disse Marilene.

A articuladora do Programa Horas de estudo dos Coordenadores Pedagógicos, Vânia Maria Paixão Ramos, falou da importância de se trabalhar esses conteúdos com os coordenadores e professores. “Eles vão poder verificar como as provas são aplicadas, quais os conteúdos e as formas como são elaboradas, preparando-os para um trabalho mais efetivo com os alunos”.

Os professores, que possuem grande responsabilidade nesse processo, apóiam a iniciativa e acreditam no melhor desempenho dos alunos esse ano. A educadora Isabel Nunes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, situada no bairro São Conrado, afirmou que os esclarecimentos vão ajudar a melhorar o trabalho que executa na escola, além de achar que este ano os professores estão mais esclarecidos, o que segundo ela, vai ajudar no resultado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.