[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante os nove meses de criação, o projeto “Mamãe Coruja”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa Saúde da Mulher, vem atuando com o objetivo de acabar com os incômodos que impossibilitavam o acompanhamento total dos pré-natais das gestantes aracajuanas. Nesse período foram atendidas 4225 gestantes no primeiro trimestre de gestação, possibilitando uma cobertura de 60% do total de mulheres acompanhadas.

O projeto reflete um passo significativo no acompanhamento da gestante aracajuana mediante uma oferta centralizada dos exames de patologia clínica padronizados para o pré-natal, propondo mais segurança, humanização e tranqüilidade no atendimento a mães e bebês.

Um fator inovador desenvolvido pela SMS foi que agora as gestantes têm um local onde podem fazer uma única coleta, que por sua vez é distribuída para vários laboratórios, e ter a comodidade de esperar o resultado na unidade de saúde mais próxima de sua casa. O projeto oferece ainda a oportunidade da gestante fazer uma visita ao hospital Santa Isabel no período de conclusão do acompanhamento, adquirindo assim uma maior confiança na hora do nascimento do bebê.

No início do pré-natal são oferecidos os seguintes exames: sorologias (citomegalovirus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV), hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, sumário de urina e parasitológico de fezes. Na trigésima semana serão ofertados os VDRL, HIV e sumário de urina. A estimativa é que o Projeto Mamãe Coruja assista esse ano cerca de 9300 mulheres divididas em grupos de até 35 gestantes por dia no turno da manhã. Isso para gestantes no início do pré-natal. À tarde o atendimento seria para as gestantes da trigésima semana[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.