Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos conselheiros tutelares
A presidente do CMDCA, Mônica Ferreira, responsável pela posse dos novos conselheiros tutelares, ressaltou sobre a importância do Conselho Tutelar para a sociedade civil. “Esta cerimônia é muito importante. Este é o último Distrito a ser empossado e queremos enfatizar, com isso, o papel dos conselheiros tutelares, como também as suas ações que devem ser reconhecidas pela sociedade que os elegeu e que todos possam ser parceiros nesta luta em garantia dos direitos da criança e do adolescente”, endossou.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, que representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também prestigiou a posse dos novos conselheiros e enfatizou o trabalho desenvolvido por todos. “Trago aqui o agradecimento e o abraço do prefeito Edvaldo Nogueira pelos esforços de todos vocês que deixaram o conselho tutelar e não tenho nenhuma dúvida, de que os conselheiros que se afastaram, irão continuar como militantes na área da infância e adolescência. Esse trabalho é uma missão e que aqueles que deixaram, continuem no dia a dia a atuarem como cidadãos e cidadãs”, afirmou.
A secretária tratou ainda sobre a questão do discernimento, articulação e o bom senso que os novos conselheiros devem ter para lidar com crianças e adolescentes que tenham os seus direitos violados. “Para tanto, é preciso entrar com firmeza, buscar caminhos novos e discernimento na hora de agir”, frisou a aecretária Rosária Rabelo.
O procurador do Ministério Púbico do Trabalho, Mário Cruz, acompanhou a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar do Primeiro Distrito e ressaltou a importância do órgão no combate ao abuso e exploração de trabalho infantil. “Basicamente, o Ministério Público não consegue fazer esse trabalho sozinho, precisa do trabalho em conjunto do Conselho Tutelar. Seria impossível combater o trabalho infantil sem a parceria com o conselho e, nessa área, precisamos ser parceiros. Acho por bem prestigiar o grupo que hoje aqui toma posse e mostrar que o Ministério Público do Trabalho está prestigiando todos”, disse.
Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thiago Oliveira, o Conselho Tutelar exerce um papel de grande importância na sociedade, sendo a porta de entrada para receber todas as denúncias referente as crianças e adolescentes vítimas da violência doméstica. “A verdade é que os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente têm que apoiar os Conselhos Tutelares, que estão na comunidade e que captam as demandas e, nós, como órgãos de formulação de políticas públicas, devemos observar as demandas e desenvolve-las. O Sípia, que é um programa no qual contém todas as informações sobre crianças e adolescentes, tem ajudado bastante nas denúncias, com mais rapidez para detectar os direitos violados. Acho importante o papel dos conselheiros tutelares para a comunidade, a qual ele está vinculado e a sociedade precisa participar mais”, comentou.
Os novos conselheiros não esconderam a satisfação e alegria em tomar posse e continuar a desenvolver um papel importante na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “É uma honra muito grande. Uma coisa que gosto de fazer é trabalhar com crianças e adolescentes. E é preciso realmente gostar, sendo de fundamental importância essa participação da gente em relação a criança e adolescente vítimas da violência doméstica, como também poder ajudar tanto as crianças, como os pais, mães, enfim, a família”, argumentou a conselheira tutelar do Primeiro Distrito, Maria José Duarte de Araújo.
A conselheira tutelar, Josineide Antônia da Silva Santos, mostrou-se entusiasmada e com muito compromisso para enfrentar essa luta, que segundo ela, começou a partir do momento em que assinou o termo de posse. “A importância para mim é que eu quero dar o melhor e orientar a criança, adolescente e a família sobre a violência doméstica. Gostaria muito que observássemos a realidade hoje e tirássemos do papel para colocar em prática, conscientizando, orientando a família sempre sobre os direitos da criança e do adolescente, como está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, completou.
A cerimônia de posse dos conselheiros tutelares contou ainda com a presença de diversas autoridades, como o diretor da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), coronel Magno Silvestre, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Mário Cruz, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thiago Oliveira e o secretário Municipal de Finanças, Jéferson Passos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]