[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou nesta segunda-feira, 5, a aplicação da segunda edição da Prova Brasil, que avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática, dos estudantes de 4ª e 8ª séries de escolas públicas e privadas urbanas . Em Sergipe, segundo dados do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), responsável pela coordenação estadual do processo, 51.901 alunos das redes particular, federal, estadual e municipal de ensino realizam a avaliação. Até o dia 20 de novembro, a Prova Brasil será aplicada em 620 escolas sergipanas. Da rede pública estadual serão 280 mil estudantes e 280 escolas.
 
A Prova Brasil foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para avaliar o desempenho dos alunos e facilitar aos gestores estaduais e municipais a elaboração de políticas para reforçar a aprendizagem dos estudantes. A SEED também está aplicando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a Prova Brasil.

O Saeb é amostral e permite apenas mensurar o desempenho geral das escolas. Participam também do Saeb, os alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, além dos estudantes do 3º ano do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.

Pólos

De acordo com a técnica do Serviço de Ensino Fundamental do DED, professora Joniely Cheyenne, a avaliação da prova Brasil tem como objetivo produzir informações sobre o ensino fundamental oferecido nas escolas. Ela disse que durante toda esta segunda-feira, uma equipe de técnicos da Seed, acompanhada da professora Sandra Araújo, do Ministério da Educação (MEC), estará visitando os seis pólos estaduais localizados na capital e nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana, para acompanhar o início dos trabalhos.

Joniely Cheyenne ressaltou que as aplicações da Prova Brasil e do Saeb estão sendo ofertadas aos alunos de acordo com o agendamento programado pelos aplicadores e diretores das unidades de ensino. "Nesta manhã, as provas estão sendo realizadas nas escolas estaduais 17 de Março, Valnir Chagas, Olga Barreto e Benedito Oliveira, no Colégio Amadeus, da rede particular e na escola municipal Presidente Tancredo Neves", explicou a professora.

Testes

Na Prova Brasil, os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. Os alunos também fornecem informações sobre fatores de contexto associados ao desempenho deles. Os professores e diretores das escolas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

"Como todos os alunos das 4ª e 8ª séries fazem a prova, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. Ao conhecer os resultados da Prova Brasil, os diretores de escolas podem compará-los ao de outras e estudar como melhorar o desempenho", reforçou Joniely.

Na última avaliação da Prova Brasil (2005) participaram 439 escolas sergipanas, sendo 248 da rede estadual. "Este ano, com a realização da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica no mesmo momento, houve um aumento no número de alunos participantes", observou a diretora do DED, professora Izabel Ladeira.

Geral

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, calcula que mais de cinco milhões de alunos devem fazer a prova até o dia 20 de novembro.
 
As notas na Prova Brasil e no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instrumento de acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.