[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (CEDPcD) realiza até o dia 9 de setembro a Campanha Nacional de Acessibilidade, com tema o ‘Respeito às Diversidades’. As atividades começaram na manhã desta segunda-feira, 5, com o lançamento da campanha e do símbolo do Conselho, no auditório do Ministério Público Estadual.

A campanha nacional é coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), órgão deliberativo integrante da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e tem como objetivo conscientizar e estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva, que possibilite igualdade de oportunidades, respeitando os direitos da pessoa com deficiência.

“Esse é um momento ímpar em que onde órgãos do Estado, do Poder Judiciário, entidades e a sociedade civil se juntam pela luta da mesma causa. A mobilização é grande e pedimos a população que abrace essa causa através da fiscalização e da denúncia aos órgãos competentes, caso presenciem exemplos de violação de direitos das pessoas com deficiência”, destacou o presidente da CEDPcD, Nyceu Dantas Posener, durante o lançamento da campanha em Sergipe.

No Brasil, a campanha tem como meta atingir diretamente 25 milhões de brasileiros com deficiência, 17 milhões de pessoas idosas, gestantes, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e obesas. “Em Sergipe a estimativa é que 16,8%, da população com algum tipo de deficiência sejam mobilizados pela campanha”.

A promotora de Justiça Berenice Andrade Melo reforçou a necessidade de respeitar o direito à acessibilidade. “É preciso entender que, ao falar de acessibilidade, não podemos nos ater apenas as questões de infraestrutura como a instalação de rampas para deficientes e de banheiros adaptados. Temos que pensar que todos tem direito de ir e vir, direito a ter uma educação de qualidade e, além de tudo, merecem respeito”.

A representante da Associação dos Deficientes Físicos e Motores de Aracaju, Elisângela dos Santos, clamou pela valorização das pessoas com deficiência. “Agradeço a oportunidade de poder expressar a importância da valorização das pessoas com deficiência. Momentos assim são importantes para deixarmos claro que somos capazes de desempenhar qualquer função. Vamos continuar lutando pela igualdade de direitos”.

Parceria

O secretário-adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, colocou a SES como uma parceira do CEPcD na luta para inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “A pessoa com deficiência, como qualquer outro cidadão, tem o direito ao acesso universal, igual e integral ao SUS. Nós, que fazemos o SUS, temos que lutar cada vez mais para promover esse direito e incluir essas pessoas”, destacou Jorge Viana.

Programação

Terça-feira, dia 6

– Mobilização nos Meios de Comunicação
Local: Calçadão da Rua João Pessoa- Centro
Horário: 7h

Quarta-feira, dia 7

Participação em desfile cívico estadual – Apresentação cívica com o bandeirão da Campanha Nacional da Acessibilidade – Sergipe
Local de concentração:  Avenida Ivo do Prado (em frente à Cultart)
Horário: 8h30
Hasteamento do bandeirão em área pública –- Parque Augusto Franco

Quinta-feira, dia 8

– Campanha no Shopping Riomar                                                         
Horário: 11h
– Campanha no Shopping Jardins
Horário: 18h

Sexta-feira, dia 9

– Campanha em Terminais Rodoviários
Horário: 7h
– Evento Artístico – “Todos Pela Inclusão”
Local: Espaço do Sebrae
Av. Tancredo Neves
Horário: 14h às 17h30
Apresentações:
Associação Luz do Sol – Tambores do Sertão – Nossa Senhora da Glória
Dança Folclórica: “Estrelinhas do Ceta” – Laranjeiras
Grupo de Dança Adaptada “TALT” – Academia Sergipana de Ballet – N. Srª do Socorro e Aracaju
Musical: Lucas Aribé Alves
Artista Sergipano: Pedro Rogério C. Barbosa

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.