[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual de Saúde (CES) realizou nesta quarta-feira, 27, mais um encontro mensal, reunindo os representantes dos gestores, trabalhadores, usuários e prestadores de serviços do SUS que integram a entidade. Geralmente, as reuniões acontecem na própria Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas, desta vez, teve como local o auditório do Pré-Seed no município de Lagarto.

A ideia é realizar, a cada mês, encontros itinerantes para que os membros dos conselhos regionais de Saúde possam participar e obter conhecimento sobre como se desenvolve uma reunião de conselho. Na ocasião, foi feita uma apresentação baseada nos indicadores do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, o objetivo é que os conselheiros compreendam como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) e as conquistas alcançadas na primeira etapa da reforma. “Chamou nossa atenção o envolvimento dos conselheiros. Estamos construindo um novo modelo e isso é positivo. Além disso, levantaram os problemas de forma objetiva e também reconheceram os avanços no sistema de saúde de Sergipe”, disse.

Para Jardeu Mitermayer, coordenador de apoio institucional dos hospitais do interior, da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), buscou-se demonstrar a realidade do hospital e apresentar dados positivos. “Mostramos indicadores, como números de atendimentos e diagnósticos, taxa de internamentos, transferências e ocupação. Foi também uma oportunidade de a FHS divulgar o seu monitoramento nas unidades do Estado para os conselheiros”, ressaltou.

Participante da reunião, a conselheira de saúde Vera Lúcia reconheceu a importância das reuniões mensais do CES. “É válido a Secretaria de Estado da Saúde reunir os conselheiros, já que temos questionamentos e ideias para que juntos possamos melhorar os serviços”.

Já o secretário de saúde de Lagarto, Jorge Ribeiro Prado, destacou que o município recebeu de braços abertos o encontro. “A gestão do município de Lagarto, que é muito participativa, se orgulha da reunião ter ocorrido em nossa região. Na oportunidade, foi definido, de forma clara, o significado da aplicação do SUS em Sergipe”.

Ao final da reunião, os conselheiros realizaram visita ao Hospital Regional de Lagarto, à base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e à Clínica de Saúde da Família (CSF) José Antônio Maroto, onde conheceram as instalações e equipamentos das unidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.