[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a plenária sergipana do Movimento Saúde Mais 10, realizada nesta sexta-feita, 27, no Iate Clube de Aracaju, o Conselho Estadual de Saúde (CES) recebeu solenemente as assinaturas que reivindicam a tramitação do Projeto de Lei de iniciativa popular para aumentar o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). As assinaturas arrecadadas pelos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) serão entregues para o Conselho Nacional de Saúde (CNS) que, por sua vez, reunirá as assinaturas de todos os Estados e do Distrito Federal para entregar ao Congresso Nacional.

“É consenso de todos os parlamentares, conselheiros e da sociedade civil organizada que se tenha mais recursos para a saúde. O financiamento é importantíssimo para o SUS. O Conselho trouxe os parlamentares para discutir o tema, o que ocorreu em alto nível”, disse Eduardo Ramos, vice-presidente do CES.

Para o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep) da Secretaria de Estado Saúde (SES), José Dias Júnior, “o evento proporcionou esclarecimentos. A plenária trouxe o diálogo entre os membros do conselho (usuários, prestadores e  gestores) com os deputados Federais e Estaduais que apresentaram o tema com bastante propriedade”.

O conselheiro Estadual de Saúde, Salathiel de Oliveira, fez uma análise positiva do movimento. “Essa é uma atividade proveitosa levando em conta o relacionamento do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais. Os conselheiros municipais aderiram ao chamado da discussão da campanha e isso fez com que o movimento engrenasse em Sergipe”, avaliou.

De acordo com a integrante do Movimento Popular em Saúde (MOPS), Margarida Maria Silva de Souza, “é importante discutirmos o incremento de recursos para o SUS. Possibilitaremos a assistência das pessoas mais necessitadas”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.