[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sergipe  (CEDRS/SE) aprovou na manhã desta quinta-feira, 5, a aquisição de três propriedades rurais para trabalhadores sem terra, envolvendo recursos na ordem de R$ 1.023.539,51.  São 377 hectares que beneficiarão 34 famílias cadastradas pelo Governo de Sergipe, no programa de Crédito Fundiário.

Na reunião foram apresentadas as características de cada um dos imóveis para serem analisadas. Das cinco propriedades em julgamento, foram aprovadas as aquisições de três unidades: Fazenda Porã, localizada no município de Japaratuba; Fazenda Alegria, situada em Monte Alegre e a Fazenda São José, que fica situada no município sergipano de Porto da Folha.
 
“Foram retiradas da pauta as fazendas Poço Comprido, em Tobias Barreto e a Águas Claras, em Estância para uma nova análise do processo”, afirma o gerente do Crédito Fundiário da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), Alceu Oliveira Diniz.

Durante a reunião, o gerente enfatizou as modalidades extremamente facilitadas para as famílias de agricultores, ressaltando os quatro anos de carência e as taxas em torno de 1,5 por cento. “São oportunidades que se apresentam no processo de Reforma Agrária em Sergipe, promovendo a valorização do trabalhador, na certeza do processo produtivo da agricultura familiar”, disse Alceu Oliveira.

Programa

O programa Crédito Fundiário é desenvolvido no sentido de proporcionar ao trabalhador rural a posse da terra. Atrelado à posse, tem toda assistência técnica e de crédito rural para que ele possa produzir. O pagamento desta propriedade tem um período de carência que varia de três a quatro anos.

A partir daí, ele passa a amortizar o valor em parcelas compatíveis com a sua capacidade de pagamento. É o que afirma Alceu Oliveira ao frisar que após a aprovação da compra o próximo passo da Pronese é encaminhar toda documentação para o Banco do Nordeste que vai liberar o pagamento dos imóveis para iniciar o processo de assentamento das famílias rurais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.