[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alegria, emoção e saudade. Esse foi o clima na manhã de hoje, 11, durante a confraternização de encerramento das atividades dos 50 adolescentes assistidos pelo projeto Agente Jovem, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O encerramento refere-se ao cronograma iniciado ainda em 2004, no bairro Santos Dumont.

O encontro, que contou com a participação das mães dos assistidos, foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral. Lá, elas puderam ver de perto um pouco das atividades desenvolvidas por seus filhos no projeto. “Teremos diversas apresentações, como coral, teatro e paródia. Todas essas atividades abordam temas que foram vistos pelos adolescentes durante o ano passado”, disse a coordenadora do Agente Jovem, Valéria Feitosa Andrade.

Para a dona de casa Silvana Carvalho, mãe da assistida Cleisianne Carvalho, 17 anos, o projeto mudou consideravelmente a vida da filha. “Percebi que desde que entrou para o Agente Jovem, minha filha hoje é outra pessoa, mais humana, mais amiga e consciente das dificuldades da vida”, afirmou Silvana Carvalho.

Outra mãe que também está muito satisfeita com o empenho de sua filha no projeto é a dona de casa Maria Auxiliadora dos Santos. “Hoje posso dizer que a minha filha Deise Auxiliadora está mais preparada para vencer as dificuldades do nosso dia-a-dia. Outra coisa que ela melhorou bastante também foi na escola”, contou.

Para Valéria Feitosa, esse é um momento de muita alegria. “Todos nós que fazemos parte do Agente Jovem, estamos muito felizes e emocionados, por poder estar aqui nessa manhã tão especial, junto aos meus queridos jovens e aos seus familiares, comemorando mais uma vitória em suas vidas”, enfatizou a coordenadora.

O projeto prevê a capacitação dos jovens, visando a difusão dos conhecimentos nas respectivas comunidades. A capacitação ocorre em três fases: na primeira, eles tiveram acesso a conhecimentos básicos. Já a segunda fase foi constituída por um núcleo específico com questões relacionadas às áreas de saúde, meio ambiente e cidadania. A última fase foi intercalada com as fases anteriores, constituída de atividades práticas com operacionalização na comunidade onde o programa será desenvolvido. Uma nova turma já está sendo composta para continuar o trabalho desenvolvido na comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.