[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manha desta terça-feira, 30, foram iniciadas as Conferências Territoriais de Sergipe. Organizadas pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) as conferências serão realizadas nos oito territórios de planejamento. O primeiro a sediar as conferências foi a região Centro-Sul, com a presença de cerca de 90 delegados do Planejamento Participativo e da Conferência das Cidades. O município de Lagarto foi o anfitrião do primeiro dia de debates.

As conferências territoriais têm o objetivo de fortalecer a política de Planejamento Territorial, identificar as temáticas e investimentos com viabilidade de execução em escala territorial e ampliar os espaços de discussão da política de desenvolvimento urbano no Estado. Elas antecedem a Conferência Estadual das Cidades que ocorrerá em Aracaju, no dia 28 de agosto.

Durante a abertura da Conferência do Centro Sul, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, João Francisco, lembrou os avanços conquistados pelos delegados do Planejamento Participativo em todo esse processo. “Podemos identificar vários avanços desde a primeira conferência. São obras importantes em todos os territórios, escolhidas por nós delegados que representamos toda a população do Centro Sul. Obras muito importantes, a exemplo da Universidade Federal de Lagarto e o hospital universitário, além do Complexo Empresarial Integrado em Tobias Barreto e tantas outras que transformaram para melhor todo o território. Por isso não podemos deixar de participar e acreditar”, declarou.

O prefeito do município de Poço Verde, Tiago Basílio Dórea de Almeida, ressaltou a importância da participação da sociedade, “Mais importante que cobrar ao Governo, é comparecer. Porque o Governo está abrindo esse espaço de interlocução para escutar as necessidades, direcionar investimentos. Esse encontro é fundamental”, ressaltou.

O prefeito anfitrião, José Wilame de Fraga, destacou a importância da interlocução entre governo, sociedade e prefeituras. “O Centro Sul está muito feliz de receber essa conferência e ter esse contato direto com o Governo. É disso que precisamos para trabalhar em conjunto, orientar e conhecer as temáticas e ações que podem ser realizadas para desenvolver cada vez mais o território”, frisou.

“A palavra que deve nos guiar de agora em diante é cooperação. Devemos pensar e construir juntos nosso futuro. Nós somos capazes de fazer um Sergipe e um Brasil melhor. E a cooperação é o primeiro passo. Temos resultados dos nossos diálogos para mostrar nos oito territórios. São grandes programas como o Sergipe Cidades, obras em rodovias, Clinicas de Saúde da Família. São mais de mil obras em todo o Estado que saíram do diálogo com os delegados do Planejamento Participativo”, enfatizou a Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón.

Após a solenidade de abertura e palestra da secretária sobre o futuro do Centro Sul, os delegados do Planejamento Participativo e delegados eleitos para Conferência das Cidades dividiram-se em salas temáticas para debater sobre Politica Social e Governança; Mobilidade, Transporte e Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento das Cidades.

Após o almoço, os debates serão levados para a plenária final. Todo o material será incorporado e encaminhado para a Conferência Estadual das Cidades.

Participaram também da mesa de abertura, a Primeira Dama do município de Lagarto, Valdoleide, o presidente da Câmara Municipal de Lagarto, José Fraga Neto, a diretora da Escola Municipal Zezé Rocha, Antônia de Oliveira Ferreira, o representante do Movimento Sem Terra, Flamarion Déda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ginaldo Correia de Andrade e o Deputado Estadual João Daniel. Para as atividades participaram delegados eleitos do Planejamento Participativo e delegados eleitos das Conferências das Cidades.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.