[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante o último final de semana, dias 26 e 27, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a Conferência Extraordinária de Saúde de Aracaju com o tema “Integralidade na Atenção a Saúde: uma Construção de Todos”.

A abertura na noite de sexta-feira, no Conservatório de Música de Sergipe, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a coordenadora da Secretária de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Reneide Muniz, a representante da Comissão Executiva da 12ª Conferência Nacional de Saúde, Ana Conceição Rezende, e o secretário Municipal de Governo de Aracaju, José de Oliveira Júnior, representando o prefeito Marcelo Déda.

Na manhã de sábado, 27, a conferência contou com a participação de membros da SMS e representantes dos prestadores públicos que debateram o que a Prefeitura de Aracaju faz pela saúde do município.

Foram várias apresentações onde se discutiram diversos assuntos, mas todos com um único objetivo, melhorar o atendimento ao usuário. “Devemos fazer o possível para tratar bem o usuário oferecendo um serviço de qualidade”, enfatizou Mônica Carvalho, uma das palestrantes e diretora de saúde do município.

Durante a conferência os delegados puderam fazer reivindicações e o tema mais abordado foi a discriminação com os idosos e deficientes físicos. Mônica ressaltou que boa parte da estrutura física da secretaria é de administrações anteriores, as quais não tiveram muita atenção para com essas pessoas, mas que o novo modelo de administração tem uma atenção especial para eles e que os novos postos se adequam ao atendimento de pessoas com deficiência física.

No período da tarde os delegados se dividiram em grupos de trabalhos para discutirem os eixos temáticos propostos pela Conferência Nacional de Saúde e que serão debatidos em Brasília no mês de dezembro. Intersetorialidade, financiamento e esferas de governos, informação e comunicação social, gestão participativa e gestão do trabalho em saúde e ciência e tecnologia. Esses grupos aprovaram as diretrizes nacionais e locais para serem trabalhadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal, bem como apontaram outras a serem discutidas na Conferência Estadual que será realizada na próxima semana.

Além disso, foi eleita a chapa de delegados representantes do município de Aracaju para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde.

Para o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, a conferência serviu principalmente para conscientizar a sociedade para a criação do “sujeito político”. “É muito importante que as pessoas tenham ciência de como funciona o órgão público para criar o senso político e poderem fazer as reivindicações de maneira correta”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.