[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Discutir e elaborar propostas para a construção e o fortalecimento de políticas públicas de defesa civil na capital e região metropolitana. Esse foi o objetivo da I Conferência Municipal de Defesa Civil, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). O evento é a última etapa municipal antes da realização da Conferência Estadual de Defesa Civil, que será realizada no próximo dia 3 de março.

Após a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno, a Conferência seguiu com palestras sobre as ‘Condições Climáticas e Ocorrências de Desastres’, ministrada pelo coordenador do Centro de Metereologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Overland Amaral, e ‘Defesa Civil: uma Lição de Cidadania’, com o coordenador Municipal de Defesa Civil de Aracaju, Nicanor Moura Neto.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major José Erivaldo Mendes, participou do evento e exaltou a importância da participação popular. “Esse evento é para esclarecer ao público qual a missão da Defesa Civil. E dessa forma, fomentar a participação popular para que possam aprender a prevenir desastres. A Conferência Estadual terá a mesma intenção e será uma nova etapa para o evento nacional”, informou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, a intenção é divulgar as ações do órgão para a sociedade. “Essa oportunidade é muito relevante porque reúne várias esferas da sociedade civil como representantes de conselhos municipais e estaduais, escoteiros, entre outros seguimentos. A articulação é fundamental para que possamos disseminar as ações preventivas da Defesa Civil entre a comunidade”, avaliou Nicanor.

Programação

À tarde serão realizadas oficinas simultâneas para discussão dos eixos temáticos, seguidas da apresentação do resultado dos grupos de trabalho e da leitura e votação das moções com as propostas apresentadas.

De acordo com Nicanor Neto, o objetivo é mobilizar o máximo de pessoas na cidade para discutir o tema. “Convidamos especialmente moradores de áreas de risco, que são os principais interessados em promover uma discussão qualificada sobre as formas de evitar, prevenir e minimizar ocorrências como desastres naturais”, disse.

Encaminhamentos

Ao final do encontro haverá a eleição, votação e referendo dos delegados eleitos pela Assembléia Geral para a I Conferência Estadual de Defesa Civil, que vai acontecer em Aracaju no dia 3.

Ao todo, serão eleitos 40 representantes, sendo 50% composto de cidadãos em geral, outros 30% de profissionais ligados à Defesa Civil, e os 20% restantes de trabalhadores da Prefeitura de Aracaju. As conferências municipais e a etapa estadual são preparatórias para a I Conferência Nacional de Defesa Civil e Ajuda Humanitária, que será realizada em Brasília, de 23 a 25 de março.

Função

Cabe à Defesa Civil promover, coordenar e supervisionar as ações de resultados desastrosos ou prejudiciais, ao Estado ou à sua população, e de assistência e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência ou de estados de calamidade pública.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.