[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou nesta terça-feira, 25, no Hotel Parque dos Coqueiros, a VII Conferência Estadual de Assistência Social. O evento foi convocado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). A Conferência acontece nesta terça e quarta, reunindo cerca de 700 pessoas, que irão discutir os compromissos e responsabilidades para assegurar proteção social pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, ministrou a palestra de abertura sobre o tema do evento "Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social na Gestão do Suas". Ela destacou a necessidade da mudança de olhar em relação à assistência social, defendendo que deve deixar de ser encarada como assistencialismo. "Ela está dentro do sistema de seguridade social brasileiro, acompanha o sistema de proteção social e, por isso, os programas, os projetos, os benefícios e os serviços devem ser vistos como direito da população e dever do Estado", acrescentou.

Márcia reforçou ainda a necessidade de mais profissionalismo na área de assistência social. "Temos que conhecer a realidade brasileira, de cada Estado. A conferência é um grande fórum democrático para o debate, reflexões, e para avaliar tudo aquilo que têm sido feito e o que temos que fazer para assegurar, cada vez mais, o acesso do cidadão à assistência social no Brasil".

Democracia participativa

A secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes, destacou a importância da conferência para a consolidação da política de democracia participativa do Governo do Estado. "Nesse ano, nós tivemos as conferências de Segurança Alimentar, da Mulher, da Criança e do Adolescente e agora da Assistência Social, mostrando que a política do Governo do Estado é de participação. Queremos ouvir a comunidade para que as políticas públicas sejam deliberadas coletivamente pela nossa sociedade civil e pelos agentes do Estado", ressaltou Ana Lucia Menezes.

A secretária destacou ainda os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado na área de inclusão social. "Em outubro, o governador Marcelo Déda e os prefeitos assinarão o pacto, pelo qual iremos transferir para os municípios um total de R$ 1,63 milhão para fortalecer o sistema de proteção social, que é o tema principal dessa conferência", disse Ana Lucia.

Lateiros Curupira

Na programação da VII Conferência Estadual de Assistência Social aconteceu a apresentação do grupo de percussão Lateiros Curupira, formado por jovens atendidos pelo Instituto Recriando. O grupo agradou tanto com a qualidade do trabalho que foi convidado pela secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, para uma apresentação especial em Brasília.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.