Conferência de Assistência registra novo marco na política de assistência social em Aracaju
De acordo com levantamento do CMAS, foram mais de 400 pessoas, entre delegados representantes das comunidades dos cinco Distritos de Aracaju e usuários da Assistência Social na capital sergipana, representantes de entidades governamentais, não governamentais e instituições parceiras da Semasc na execução de políticas públicas de atendimento às comunidades que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. “A avaliação é positiva, porque a gente conseguiu trazer um número de usuários até então nunca registrado numa Conferência. Essa vinda dos usuários trouxe uma discussão diferente porque aqui, de fato, a gente sabe quem está recebendo o serviço, tem condições de avaliar de uma forma até melhor, mais isenta do que aqueles que estão operacionalizando a política”, justificou Lizandra Vieira.
Durante dois dias, diversos temas foram abordados, com grande participação de pessoas que buscam melhorias e avanços para que, cada vez mais, a política de assistência social se torne uma política pública de direito do cidadão, compromisso este assumido e cumprido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Semasc. “Foram muitos debates, prestação de contas da Semasc, do Conselho, ouvimos um pouco do que o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem para gente. Acho que esses momentos foram cada um com suas particularidades, mas cada um mais importante que o outro, trazendo contribuições não só para os recursos humanos, não só para a gestão da assistência, mas uma qualificação de uma forma geral e, principalmente, para o usuário que teve a oportunidade de participar”, completou a presidente do Conselho Municipal. “Além disso, eu acho que, com a quantidade de participantes, a gente conseguiu dar visibilidade ao Conselho Municipal de Assistência Social, discutir propostas que venham contribuir para a efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) aqui no município, bem como avaliar um pouco do que a gente conseguiu alcançar nesses dois anos, pensar na política por mais oito anos e isso nos dá um caráter de continuidade, de seriedade e de política pública para a assistência”, ressaltou Lizandra Vieira.
Em seu discurso de encerramento, a secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Rosária Rabelo, que participou ativamente de todas as discussões e debates, agradeceu o empenho de todos os participantes. “Agradeço a participação de todos e todas. Quero parabenizar o CMAS por essa bela Conferência e acho que a gente sai daqui traçando metas para os próximos oito anos no município de Aracaju”, comentou. ‘Vocês não tenham dúvida que as metas aprovadas e discutidas aqui, sem sombra de dúvida serão assumidas pela atual gestão do Prefeito Edvaldo Nogueira”, afirmou a secretária Rosário Rabelo.
Para Rosária, os trabalhadores da assistência social, em especial os trabalhadores da Semasc, têm compreendido o sentido da política de assistência e têm sido batalhadores, transformados em referência na luta de reafirmar a assistência social enquanto política pública de direito do cidadão. “Quero dizer que essa luta não é apenas dos trabalhadores. Não tenho dúvida que, a partir dessa Conferência, os usuários da assistência social, que aqui estiveram, entenderam e vão estar de mãos dadas com os gestores da área da assistência social na luta para fazer dessa política uma política de afirmação da cidadania do povo brasileiro e, em especial, daqueles segmentos mais empobrecidos da cidade”, analisou. “Agradeço a todos e que vocês, usuários, saiam daqui multiplicadores dessa política importante e fundamental na vida, principalmente, da população mais pobre da cidade”, completou a secretária Rosária Rabelo.
No encerramento da Conferência, ao final da tarde de ontem, quinta-feira, os participantes elegeram oito delegados, que representarão os usuários e entidades governamentais e não governamentais de Aracaju durante os trabalhos da Conferência Estadual da Assistência Social, que será realizada no dia 25 do próximo mês, em Aracaju..
Confira a lista dos Delegados eleitos:
Entidade Governamental
Ricardo Souza Lima
Jacqueline Moreira Santos
Usuários
Laiane de Aragão
Antônio Cassimiro
CMAS
Governamental:
Lizandra Vieira de Oliveira
Maria Teles dos Santos
Não Governamental
Valéria Feitosa Andrade
Gardênia de Almeida Lemos[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]