[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A primeira dama do Estado, Eliane Aquino, acompanhada pela secretária de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, participou, na manhã desta terça-feira, 27, do início da capacitação da segunda turma de aprovados no concurso público da Fundação Renascer. O curso vai capacitar 140 novos servidores da Fundação e é direcionado para a habilitação em Direitos Humanos. As aulas, com carga horária de 44 horas, estão sendo realizadas na unidade sócio-educativa de internação provisória do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam).

Durante a aula inaugural, a primeira dama afirmou que a entrada dos novos servidores representa um marco para as mudanças na Fundação Renascer. "Queremos passar para os novos funcionários um novo método no tratamento aos adolescentes em confronto com a lei. Não queremos meninos trancafiados. Queremos meninos ressocializados, para que eles voltem a integrar o sistema não como marginais, mas como cidadãos", disse Eliane Aquino.

De acordo com a primeira dama, as transformações na Fundação Renascer passam pelo processo de construção de uma nova linguagem com os servidores. "Vamos superar a linguagem ultrapassada de violência que era usada aqui. É importante respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente e fazer com que ele saia do papel, para que esses meninos tenham uma oportunidade que nunca tiveram antes", afirmou. 

Eliane Aquino reforçou também o compromisso do Estado com a qualidade na formação do pessoal que lida com crianças e adolescentes infratores. "Essa é uma área muito desafiadora e nosso compromisso é embasar esses agentes para que eles tenham um suporte técnico e pedagógico para desenvolverem um bom trabalho", declarou. 

Capacitação

Os aprovados no concurso também compartilham boas expectativas em relação à capacitação, como é o caso de Aline Barroso Martins Nogueira, aprovada como agente de segurança. "As minhas expectativas são de mudanças, porque o nosso sistema está muito deficiente. Somos pessoas novas, queremos seguir o Estatuto da Criança e do Adolescente e trabalhar com essas crianças para a inclusão na sociedade novamente", disse Aline.

Para a assistente social Maria Cleane de Jesus, dignidade e respeito são fundamentais. "Queremos realizar nosso trabalho de uma forma que todos os adolescentes tenham seus direitos respeitados e que o trabalho alcance também as famílias e a sociedade", afirmou Cleane. A assistente social Sheila Souza destacou a importância da capacitação para os novos servidores. "Quanto mais a gente tem acesso à teoria, melhor vai ser a nossa prática", opinou. 

O psicólogo Gutierre Cardoso de Lima avalia que a qualidade dos profissionais aprovados contribuirá para mudar o tratamento dado aos adolescentes no Cenam. "Com o concurso, foram convocados profissionais qualificados de nível superior e agentes de segurança que vão ser bastante atuantes. Estamos confiantes para desenvolver um bom trabalho", concluiu o psicólogo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.