[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Administração recebeu da Empresa de Projetos Técnicos e Sociais (Emprotep) o relatório completo do levantamento cadastral dos imóveis de Estância. Esta foi a primeira etapa do programa ‘Conhecendo o que é nosso’, que recadastrou no município 43 imóveis, sendo 33 edificações urbanas, três terrenos urbanos e sete fazendas com reservas florestais, avaliados em R$ 11.862.215,00. O ‘Conhecendo o que é nosso’ tem como objetivo atualizar a base de dados dos imóveis do Estado de Sergipe, com informações sobre situação atual de ocupação do imóvel, condições físicas e avaliação monetária dos bens.

Inicialmente havia 66 imóveis cadastrados no sistema de patrimônio do Estado e, após o levantamento, foi constatada a repetição de cadastro de um mesmo imóvel várias vezes, bem como o caso de vários registros para um único imóvel, a exemplo do DER e do Corpo de Bombeiros.

"Quando alguém ia fazer uma reforma, abria um novo cadastro e isso causou uma má impressão de que havia mais imóveis do que realmente existe. Imagine que o cadastro atual foi feito em 1975 e desde então estava desatualizado. De lá pra cá, muitos terrenos já se transformaram em escolas, hospitais, delegacias, maternidades, entre outros", explicou Antonio Halisson Mendonça representante da Emprotep, empresa que ganhou a licitação para realizar o levantamento cadastral do Estado. "O relatório que entregamos apresenta informações detalhadas e específicas como a situação do imóvel, se ele está cedido, locado, inutilizado, como está a situação hidráulica, civil, elétrica, condições gerais daquele patrimônio público", disse Halisson.

"O levantamento cadastral dos imóveis do Estado, além de ser uma das metas do nosso Governo para com a Secretaria do Tesouro Nacional, é mais uma demonstração da responsabilidade que o Governo Marcelo Déda tem com o patrimônio de todos os sergipanos. Isso dará mais segurança na destinação dos bens em benefício da população, transformando-os, quando necessário, em habitações, escolas, hospitais, delegacias e outro serviços", disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto.

Novos levantamentos

Dando continuidade ao ‘Conhecendo o que é nosso’, já está em fase de tramitação de documentos a licitação do levantamento cadastral dos demais municípios do Território Sul do Estado: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia, Tomar do Geru e Umbaúba, que de acordo com o cadastro inicial totalizam 172 imóveis.

O secretário acrescentou que encaminhará o relatório completo ao governador com cópia para as secretarias, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes para que cada órgão tenha conhecimento do que possui. "Assim que for possível, vamos comprar um sistema de tecnologia da informação que administre todo o patrimônio móvel", disse Jorge Alberto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.