Comunidade elogia Pré-Conferências Locais de Saúde
Mais uma vez, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho, percorreu as USFs, conversou com as comunidades, ouviu sugestões e reclamações e deu resposta a todas elas. “Este é um momento muito importante, em que as pessoas têm a oportunidade de serem ouvidas, de realizar o exercício da cidadania por meio da participação popular”, salientou.
Para o professor Reginaldo dos Santos, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em divulgar e mobilizar a comunidade foi muito bom. “A estratégia de utilizar os agentes comunitários de saúde e carros de som alcançou seu objetivo. Os usuários da Soledade entenderam que podiam participar desta discussão para lograr melhorias. A gente espera que nossas sugestões e solicitações sejam acatadas”, disse.
As pré-conferências ocorreram nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto. Ao todo, as 43 Unidades de Saúde da Família realizaram reuniões com as comunidades dos bairros assistidos pela Rede de Atenção Básica de Saúde (REAB) da SMS. As pré-conferências são uma preparação para a grande Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2007.
Cada USF, juntamente com suas respectivas comunidades, elegeu o Conselho Local de Saúde. O conselho é formado por usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço. Deste conselho local, serão escolhidos os delegados que levarão para a Conferência Municipal os anseios da população no que concerne à saúde pública de Aracaju. Os delegados também discutirão o que será feito em termos de melhorias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]