[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (SECOM) realizará nesta quinta-feira, 29 e na sexta-feira, 30, mais uma edição do Projeto de Qualificação em Comunicação, o Proquali. Em seu sétimo módulo, o projeto trará como temática Comunicação Interna, tópico considerado de fundamental importância para o pleno funcionamento das organizações públicas e hoje prioritário em diversas áreas de gestão comunicacional.

Nesta nova etapa, o Proquali, que tem se voltado principalmente para profissionais de comunicação ligados ao Governo, será pela primeira vez aberto para assessores de outros órgãos públicos, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada e de órgãos não-governamentais.

De acordo com Kadydja Albuquerque, assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, a abertura foi efetuada após grande procura de diversos profissionais de todo o Estado por participação no projeto. "Vimos então que, para melhorar a comunicação do Estado, não basta melhorar a do Governo. É preciso melhorá-la nas prefeituras, nos órgãos federais, no Poder Legislativo, no Judiciário, em todos os setores".

Ainda para Kadydja Albuquerque, o sétimo módulo do Proquali representa a fase inicial do projeto de melhoria de comunicação interna do Governo do Estado. "Nosso desafio é melhorar o fluxo de informações entre os funcionários e desenvolver estratégias para conseguir mais eficácia. Por isso precisamos que os assessores estejam bem envolvidos nesse projeto", disse.

Na quinta, 29, as atividades se iniciam no auditório da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, na Rua Santa Luzia, e se estendem das 13h30min às 15h30min. Já na sexta, 30, o projeto continua e se encerra no auditório do Palácio dos Despachos, na Avenida Adélia Franco, das 9 às 13h. Os trabalhos serão conduzidos pelo professor Dr. João José Curvello, da Universidade Católica de Brasília.

Atividades

Para o primeiro dia, o tema Comunicação Interna será tomado a partir do contexto da comunicação pública, com abordagens dos desafios de sua aplicação na comunicação pública, coordenação de processos e alternativas para nova comunicação. Ainda no dia de abertura, às 19h, o palestrante fará uma apresentação aberta no auditório do campus Farolândia da Universidade Tiradentes.

No segundo e último dia, os trabalhos serão continuados com a realização de um exercício em equipes. O objetivo da prática é a construção de alternativas para uma nova Comunicação Interna.

Palestrante

Para o professor João José Curvello, que coordenará os trabalhos nos dois dias do Proquali, a relação entre sucesso externo da organização e um bom projeto de comunicação interna já está mais do que comprovado. "A comunicação interna é primordial para a gestão moderna, preocupada com resultados e com a sustentabilidade do seu negócio e dos seus públicos", ressaltou.

João José Curvello é Professor Adjunto da Universidade Católica de Brasília, onde dirige o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) e coordena o MBA Gestão da Comunicação nas Organizações (UCB/Funiversa) desde 2001. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa e Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), de 2004 a 2006 e atualmente é Diretor Editorial da Associação Brasileira dos Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas (ABRAPCORP). Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, Estratégias de Comunicação, Processos de Comunicação e Teorização da Comunicação. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.