[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foram empossadas na manhã desta segunda-feira, 11, as instituições e entidades que formarão o Comitê Cidadania e Paz nas Escolas. A assinatura do Termo de Posse aconteceu no salão nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe (QCG/PM/SE). Desenvolvido pelo Governo de Sergipe o ‘Programa Cidadania e Paz nas Escolas’ é fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e a da Segurança Pública, através da Polícia Militar.

Para uma das coordenadoras do Programa, professora Djanira Montalvão da Luz, esse foi um momento de união e fortalecimento entre entidades para promover a redução da violência nas escolas do estado. "Esse Comitê irá auxiliar no incremento das estratégias e fortalecer ainda mais o Programa. Juntos, trabalharemos por um ensino de qualidade que transmita de fato aos professores e alunos mais segurança promovendo realmente uma lição de cidadania e paz nas escolas", concluiu Djanira.

O objetivo do Comitê é divulgar as ações de ‘Cidadania e Paz nas Escolas’, que tem como finalidade estimular práticas educativas referentes ao nome do programa. "O Comitê prestará consultoria e orientação para as ações realizadas nas escolas. A criação desse Comitê visa à promoção da democratização do saber e a efetivação de uma educação de qualidade em um ambiente de convivência saudável e mais prazeroso", disse o coronel Antônio dos Santos, coordenador executivo do programa pela Polícia Militar.

O Comitê é formado pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE), Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Associação de Pais e Alunos das Escolas de Sergipe (Apaes), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (Sintese), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Tutelares, Conselhos de Segurança e demais Secretarias Estaduais.
 
O representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), major Willian Bomfim, compareceu à solenidade de posse. "Essa ação do Governo de Sergipe deve ser transmitida para o resto Brasil, pois, o que está acontecendo aqui é uma aproximação maior entre a polícia e a sociedade civil. Essa aproximação fortalece os vínculos entre as instituições e aumenta a credibilidade na justiça minimizando os índices de violências praticadas no entorno da escola", disse o major.

Tema de canção

"Paz na escola é o lema, cidadania é o tema. Juntos somos mais com Cidadania e Paz". Esse é um trecho da canção composta pela professora Ângela Maria dos Santos e que foi interpretada durante a cerimônia de posse por Ítalo Torres, aluno da Escola Estadual Barão de Mauá. A unidade fez a adesão ao ‘Programa Cidadania e Paz nas Escolas’ e, segunda a diretora Maria Cristina Santos, a mudança de atitude dos alunos foi visível. "Desde que a escola aderiu ao programa percebo um maior engajamento dos estudantes no combate ao uso de drogas nas dependências da escola", concluiu a diretora.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.